AJUDE O PORTAL | COMPARTILHE EM SEUS GRUPOS
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva informou que assinará nesta quarta-feira (data não especificada) uma medida provisória instituindo uma linha de crédito de R$ 30 bilhões destinada a empresas brasileiras impactadas pela tarifa de 50% aplicada pelos Estados Unidos a produtos nacionais.
Em entrevista à BandNews nesta terça-feira (data não especificada), Lula explicou que o montante funcionará como valor inicial para socorrer os exportadores. O pacote também deve autorizar compras governamentais de itens produzidos por essas companhias.
Conteúdo do Artigo
ToggleCondições do financiamento
Fontes ouvidas pela agência Reuters afirmaram que o crédito deverá ser oferecido com juros reduzidos e período de carência. Os beneficiários precisarão manter os empregos como contrapartida para acessar os recursos. A operação poderá utilizar verbas do Fundo de Garantia à Exportação (FGE), administrado pelo BNDES.
Anúncio oficial
O Palácio do Planalto informou que a medida será detalhada em cerimônia marcada para a quarta-feira.
Próximos passos na esfera internacional
Lula reiterou que o governo brasileiro pretende contestar as tarifas norte-americanas na Organização Mundial do Comércio (OMC) e avaliar ações baseadas no princípio da reciprocidade, embora tenha ressaltado que não pretende adotar posturas consideradas “bravatas”.
Imagem: infomoney.com.br
O presidente dos EUA, Donald Trump, justificou a criação da tarifa relacionando-a ao que chamou de “caça às bruxas” contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, réu por suposta tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.
[Fim]
Com informações de InfoMoney
UTILIZE NOSSAS CALCULADORAS GRATUITAS
Calculadora Simulação de Empréstimos e Financiamentos - Gratuita
Calculadora Simulação de Investimentos - Gratuita
Calculadora de Correção de Valores - IGP-M - IPCA - SELIC - Gratuita