...

Lula critica tarifa de 50% dos EUA e anuncia ofensiva comercial na Ásia

Imagem destacada - Lula critica tarifa de 50% dos EUA e anuncia ofensiva comercial na Ásia

AJUDE O PORTAL | COMPARTILHE EM SEUS GRUPOS

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira (13) que a sobretaxa de 50% aplicada pelos Estados Unidos a produtos brasileiros tem motivação política e busca enfraquecer o sistema de comércio baseado em regras multilaterais.

Durante a apresentação de um pacote de auxílio a exportadores, em Brasília, Lula declarou que a medida “não é comercial” e faz parte de uma tentativa de “destruir o multilateralismo”, pilar que, segundo ele, garante equilíbrio nas trocas internacionais.

Como resposta, o governo pretende diversificar mercados e reforçar parcerias estratégicas. Lula relatou ter conversado recentemente com o presidente chinês Xi Jinping e adiantou que novas missões empresariais já estão marcadas.

Agenda internacional

O chefe do Executivo informou que viajará em outubro à Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) para promover produtos brasileiros. Em janeiro, planeja levar cerca de 500 empresários a um grande evento na Índia.

Lula ainda articula uma teleconferência com líderes do BRICS para discutir ações conjuntas contra as tarifas impostas por Washington e aprofundar a cooperação entre os países afetados. “Dentro dos BRICS, vamos avaliar o que podemos fazer para melhorar nossa relação”, disse.

Sem retaliação imediata

O presidente ressaltou que o Brasil não adotará medidas precipitadas de reciprocidade, mas não aceitará ataques à sua soberania. “Antes de brigar, queremos negociar. Queremos vender e comprar. Mas, se for preciso, vamos brigar”, concluiu.

Com informações de InfoMoney

Disclaimer

As informações disponibilizadas no Portal Finanças e Futuro (https://financasefuturo.com.br) têm caráter exclusivamente informativo e educativo. Todo o conteúdo publicado reflete opiniões e análises baseadas em estudos e experiências pessoais, e não constitui recomendação formal de investimentos, consultoria financeira, contábil, jurídica ou qualquer outro tipo de aconselhamento profissional.

Reforçamos que o mercado financeiro envolve riscos e que cada leitor deve realizar sua própria análise, considerando seu perfil, objetivos e situação financeira, antes de tomar qualquer decisão. É altamente recomendável consultar um profissional devidamente certificado para obter orientações específicas.

O Finanças e Futuro e seus autores não se responsabilizam por quaisquer perdas, danos ou prejuízos decorrentes do uso das informações contidas neste site.

Ao acessar este blog, você concorda com os termos deste disclaimer.