AJUDE O PORTAL | COMPARTILHE EM SEUS GRUPOS
A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) continuará presa no presídio feminino de Rebibbia, em Roma, enquanto a Justiça italiana aguarda laudo pericial sobre suas condições de saúde. A decisão foi tomada nesta quarta-feira (13), durante nova audiência do processo de extradição.
Zambelli passou mal no meio da sessão, foi atendida por médicos e a audiência acabou retomada depois do socorro. Mesmo assim, o tribunal não definiu se a parlamentar poderá responder ao pedido de extradição em liberdade ou em prisão domiciliar. Somente após a avaliação de um perito judicial é que a Corte voltará a discutir a possibilidade de mudança no regime de custódia.
A defesa sustenta que a deputada apresenta problemas de saúde e requer que ela aguarde o resultado do processo fora da penitenciária. Segundo estimativas citadas no processo, a análise do pedido de extradição pode levar de um ano e meio a dois anos.
Condenações no Brasil
Em maio, o Supremo Tribunal Federal condenou Zambelli por solicitar a invasão dos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) a um hacker, com o objetivo de forjar mandado de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes. A sentença inclui a perda do mandato na Câmara dos Deputados.
Após a condenação, a parlamentar deixou o Brasil e passou à condição de foragida. Ela foi localizada e presa na Itália em 29 de julho. Zambelli também responde no STF por porte ilegal de arma e constrangimento ilegal, decorrentes de episódio em que apontou uma pistola para um homem na véspera do segundo turno da eleição presidencial de 2022. O julgamento está suspenso por pedido de vista do ministro Kassio Nunes Marques, mas já há maioria formada pela condenação.
Imagem: infomoney.com.br
Até a conclusão da perícia médica, a deputada permanecerá detida em Rebibbia, sem previsão de mudança no regime de prisão.
Com informações de InfoMoney
UTILIZE NOSSAS CALCULADORAS GRATUITAS
Calculadora Simulação de Empréstimos e Financiamentos - Gratuita
Calculadora Simulação de Investimentos - Gratuita
Calculadora de Correção de Valores - IGP-M - IPCA - SELIC - Gratuita