...

Serviços avançam 0,3% em junho, batem recorde da série e superam expectativas

Imagem destacada - Serviços avançam 0,3% em junho, batem recorde da série e superam expectativas

AJUDE O PORTAL | COMPARTILHE EM SEUS GRUPOS

O volume de serviços prestados no Brasil aumentou 0,3% em junho, na comparação com maio, informou nesta quinta-feira (8) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Frente a junho do ano passado, o setor cresceu 2,8%.

Os resultados contrariaram a mediana das projeções coletadas pela Reuters, que apontavam queda de 0,1% no mês e alta de 2,0% em 12 meses. Com o desempenho de junho, o segmento acumula ganho de 2,0% desde fevereiro e renova o ponto mais alto da série histórica, registrado em outubro de 2024.

Transportes sustentam o avanço

Entre as cinco atividades pesquisadas, somente transportes exibiu variação positiva em junho, com alta de 1,5%. Dentro do grupo, houve crescimento tanto no transporte de cargas quanto no aéreo de passageiros.

Segundo Rodrigo Lobo, gerente da pesquisa, o incremento no transporte aéreo está associado à queda dos preços das passagens nos últimos três meses, que elevou a receita real das companhias. Já o transporte de cargas reflete maior dinamismo econômico, ligado ao escoamento da safra, de insumos e de bens industriais.

Demais segmentos recuam

Os demais setores registraram retração:

  • Outros serviços: -1,3%
  • Serviços prestados às famílias: -1,4%
  • Informação e comunicação: -0,2%
  • Profissionais, administrativos e complementares: -0,1%

A última categoria contou com avanços em atividades jurídicas e de consultoria em gestão empresarial, o que limitou a perda após a alta de 0,9% verificada em maio. O crescimento das atividades jurídicas decorre de ganhos pontuais em ações judiciais, enquanto a demanda por consultorias está ligada a processos de modernização e redução de custos nas empresas.

Desempenho regional

Onze das 27 unidades da federação acompanharam o avanço nacional em junho. Os maiores impactos positivos vieram do Distrito Federal (2,3%) e do Paraná (0,8%).

Primeiro semestre em alta

No acumulado de janeiro a junho, o volume de serviços cresceu 2,5% em relação ao mesmo período de 2024. As principais contribuições foram:

  • Informação e comunicação: 6,2%, impulsionada por tecnologia da informação;
  • Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio: 1,7%, com destaque para o transporte aéreo;
  • Serviços profissionais, administrativos e complementares: 2,3%, puxados por agenciamento de espaços publicitários e consultoria em gestão empresarial.

Regionalmente, 20 das 27 unidades registraram crescimento no semestre, com São Paulo na liderança (3,9%).

Com informações de InfoMoney

Disclaimer

As informações disponibilizadas no Portal Finanças e Futuro (https://financasefuturo.com.br) têm caráter exclusivamente informativo e educativo. Todo o conteúdo publicado reflete opiniões e análises baseadas em estudos e experiências pessoais, e não constitui recomendação formal de investimentos, consultoria financeira, contábil, jurídica ou qualquer outro tipo de aconselhamento profissional.

Reforçamos que o mercado financeiro envolve riscos e que cada leitor deve realizar sua própria análise, considerando seu perfil, objetivos e situação financeira, antes de tomar qualquer decisão. É altamente recomendável consultar um profissional devidamente certificado para obter orientações específicas.

O Finanças e Futuro e seus autores não se responsabilizam por quaisquer perdas, danos ou prejuízos decorrentes do uso das informações contidas neste site.

Ao acessar este blog, você concorda com os termos deste disclaimer.