...

Juíza dos EUA mantém processo da OpenAI por assédio contra Elon Musk

Imagem destacada - Juíza dos EUA mantém processo da OpenAI por assédio contra Elon Musk

AJUDE O PORTAL | COMPARTILHE EM SEUS GRUPOS

O bilionário Elon Musk sofreu um revés na disputa judicial com a OpenAI. A juíza distrital Yvonne Gonzalez, dos Estados Unidos, negou o pedido do empresário para encerrar as acusações de assédio apresentadas pela companhia de inteligência artificial liderada por Sam Altman.

Ao analisar o caso, a magistrada considerou que há elementos suficientes para que a ação prossiga. Na decisão, o tribunal também criticou tanto Musk quanto a OpenAI, apontando supostas manobras de ambas as partes ao longo do processo.

Acusações de difamação

No processo, a OpenAI alega que Musk conduziu uma campanha difamatória para prejudicar seus negócios. De acordo com a empresa, o executivo teria utilizado as redes sociais e feito promessas de aquisição que nunca se concretizaram, com o objetivo de deteriorar a imagem da organização.

Musk, por sua vez, move outra ação contra a OpenAI. O empresário alega quebra de contrato após a transformação da entidade sem fins lucrativos em uma estrutura comercial, a OpenAI LP.

Relação conturbada

Antes de comprar o Twitter em 2022 por US$ 44 bilhões, Musk integrou o grupo que fundou a OpenAI em 2015. Ele deixou o conselho em fevereiro de 2018, alegando conflito de interesses com os projetos de inteligência artificial desenvolvidos pela Tesla.

Desde então, o executivo tornou-se um crítico frequente da ex-parceira. Em 2023, fundou a xAI, responsável pelo chatbot Grok, concorrente direto do ChatGPT e integrado à rede social X (ex-Twitter).

Troca de acusações recentes

Na mesma semana da decisão judicial, Musk afirmou que a Apple estaria favorecendo a OpenAI na App Store, prejudicando o Grok. Em resposta, Sam Altman acusou o dono do X de manipular o algoritmo da plataforma para impulsionar suas próprias publicações, citando um relatório de 2023 e desafiando Musk a negar o fato em declaração juramentada.

A rivalidade também apareceu nos chatbots: enquanto o Grok dizia que Musk tinha razão na disputa, o ChatGPT indicava o contrário.

A ação na Justiça norte-americana seguirá agora para as próximas etapas processuais, sem prazo definido para conclusão.

Com informações de InfoMoney

Disclaimer

As informações disponibilizadas no Portal Finanças e Futuro (https://financasefuturo.com.br) têm caráter exclusivamente informativo e educativo. Todo o conteúdo publicado reflete opiniões e análises baseadas em estudos e experiências pessoais, e não constitui recomendação formal de investimentos, consultoria financeira, contábil, jurídica ou qualquer outro tipo de aconselhamento profissional.

Reforçamos que o mercado financeiro envolve riscos e que cada leitor deve realizar sua própria análise, considerando seu perfil, objetivos e situação financeira, antes de tomar qualquer decisão. É altamente recomendável consultar um profissional devidamente certificado para obter orientações específicas.

O Finanças e Futuro e seus autores não se responsabilizam por quaisquer perdas, danos ou prejuízos decorrentes do uso das informações contidas neste site.

Ao acessar este blog, você concorda com os termos deste disclaimer.