...

Gustavo Franco afirma que conversar com EUA é prioridade maior que Plano Brasil Soberano

Imagem destacada - Gustavo Franco afirma que conversar com EUA é prioridade maior que Plano Brasil Soberano

AJUDE O PORTAL | COMPARTILHE EM SEUS GRUPOS

Anúncios
ArtigosGPT 2.0

O economista Gustavo Franco, presidente do Banco Central entre 1997 e 1999, declarou nesta quinta-feira (14) que abrir um canal de diálogo direto com os Estados Unidos é mais relevante para o Brasil do que o recém-lançado Plano Brasil Soberano. A afirmação foi feita durante o RPE Summit, evento de serviços financeiros realizado em São Paulo.

Medidas anunciadas pelo governo

Divulgado na quarta-feira (13), o plano elaborado pelo governo federal busca compensar os efeitos da tarifa de 50% anunciada pelo presidente norte-americano Donald Trump sobre produtos brasileiros. Entre as ações previstas estão:

  • ampliação do Reintegra para empresas de médio e grande porte, devolvendo parte dos tributos federais cobrados na cadeia de exportação;
  • prorrogação por mais um ano do regime de drawback;
  • linhas de crédito com juros menores e prazos estendidos oferecidas pelo Banco do Brasil e pelo BNDES.

Risco de programa permanente

Franco mostrou preocupação com a possibilidade de a iniciativa deixar de ser temporária. “O Brasil corre o risco de ver esse programa virar algo permanente”, alertou, comparando a situação ao auxílio emergencial pago durante a pandemia.

Crítica à falta de articulação política

O ex-presidente do BC também condenou a ausência de contato direto entre autoridades econômicas dos dois países. “Não é possível que o ministro da Fazenda do Brasil não possa ligar para o ministro da Fazenda dos EUA”, afirmou.

Visão sobre o BRICS

Questionado a respeito da atuação brasileira no BRICS, Franco avaliou a participação do país como “muito pequena, muito pouco relevante”. Segundo ele, uma eventual moeda comum do bloco “não é como na Europa, onde existe unidade” e o projeto seria hoje “dominado pela China”.

Com informações de InfoMoney

Anúncios
Teste o ArtigosGPT 2.0 gratuitamente em seu Blog

Disclaimer

As informações disponibilizadas no Portal Finanças e Futuro (https://financasefuturo.com.br) têm caráter exclusivamente informativo e educativo. Todo o conteúdo publicado reflete opiniões e análises baseadas em estudos e experiências pessoais, e não constitui recomendação formal de investimentos, consultoria financeira, contábil, jurídica ou qualquer outro tipo de aconselhamento profissional.

Reforçamos que o mercado financeiro envolve riscos e que cada leitor deve realizar sua própria análise, considerando seu perfil, objetivos e situação financeira, antes de tomar qualquer decisão. É altamente recomendável consultar um profissional devidamente certificado para obter orientações específicas.

O Finanças e Futuro e seus autores não se responsabilizam por quaisquer perdas, danos ou prejuízos decorrentes do uso das informações contidas neste site.

Ao acessar este blog, você concorda com os termos deste disclaimer.