...

STF agenda julgamento de Bolsonaro e ex-integrantes do governo por tentativa de golpe em setembro

Imagem destacada - STF agenda julgamento de Bolsonaro e ex-integrantes do governo por tentativa de golpe em setembro

AJUDE O PORTAL | COMPARTILHE EM SEUS GRUPOS

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) começará em 2 de setembro o julgamento da ação penal que acusa o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete ex-integrantes do governo de articular uma tentativa de golpe de Estado.

O cronograma foi definido pelo presidente do colegiado, ministro Cristiano Zanin. Além da sessão inicial, ficaram reservadas reuniões extraordinárias para 2, 3, 9, 10 e 12 de setembro. Os trabalhos ocorrerão das 9h às 12h, com sessões adicionais das 14h às 19h nos dias 2, 9 e 12.

Réus

Serão julgados, além de Bolsonaro, os ex-ministros Anderson Torres (Justiça), Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional), Braga Netto (Casa Civil) e Paulo Sérgio Nogueira (Defesa); o ex-comandante da Marinha Almir Garnier; o ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) Alexandre Ramagem; e o ex-ajudante de ordens Mauro Cid.

Encerramento da fase de instrução

A marcação das datas atende a pedido do relator do processo, ministro Alexandre de Moraes, depois de concluída a fase de instrução e entregues as alegações finais da Procuradoria-Geral da República (PGR) e das defesas.

Acusações

A PGR aponta Bolsonaro como principal articulador do plano que pretendia impedir a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. Os réus respondem por organização criminosa armada, tentativa de abolir violentamente o Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

Julgamento presencial

As sessões serão presenciais e deverão ocupar todas as terças-feiras de setembro até a conclusão da análise.

Situação de Bolsonaro

Em entrevista à agência Reuters em julho, Bolsonaro afirmou acreditar que será condenado. Ele cumpre prisão domiciliar desde a semana passada, por decisão de Moraes em outro inquérito no qual é investigado junto com o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) por suposta tentativa de influenciar autoridades norte-americanas contra o Supremo.

Com informações de InfoMoney

Disclaimer

As informações disponibilizadas no Portal Finanças e Futuro (https://financasefuturo.com.br) têm caráter exclusivamente informativo e educativo. Todo o conteúdo publicado reflete opiniões e análises baseadas em estudos e experiências pessoais, e não constitui recomendação formal de investimentos, consultoria financeira, contábil, jurídica ou qualquer outro tipo de aconselhamento profissional.

Reforçamos que o mercado financeiro envolve riscos e que cada leitor deve realizar sua própria análise, considerando seu perfil, objetivos e situação financeira, antes de tomar qualquer decisão. É altamente recomendável consultar um profissional devidamente certificado para obter orientações específicas.

O Finanças e Futuro e seus autores não se responsabilizam por quaisquer perdas, danos ou prejuízos decorrentes do uso das informações contidas neste site.

Ao acessar este blog, você concorda com os termos deste disclaimer.