AJUDE O PORTAL | COMPARTILHE EM SEUS GRUPOS
Tóquio, 11 de dezembro de 2023 – O McDonald’s Japão pediu desculpas nesta segunda-feira após uma ação de marketing que distribuiu cartas de Pokémon em edição limitada junto ao McLanche Feliz sair do controle e gerar uma onda de críticas nas redes sociais.
A promoção, lançada na sexta-feira (8), atraiu longa filas em várias unidades, estimulou a revenda dos cards por preços elevados em plataformas de comércio eletrônico e resultou em grande volume de alimentos descartados.
Conteúdo do Artigo
ToggleCompra em massa para revenda
As cartas dos conhecidos “monstros de bolso” são objeto de desejo no país, tanto para crianças quanto para colecionadores adultos. Consumidores relataram que algumas pessoas adquiriram dezenas de lanches apenas para obter os cards e revendê-los on-line.
Imagens compartilhadas no X (antigo Twitter) mostram sacolas cheias de hambúrgueres e batatas fritas descartadas sem consumo. “Não consegui comprar um McLanche Feliz para minha filha por culpa dessas pessoas”, escreveu um usuário. Outro comentou: “Tenho certeza de que há fãs adultos de Pokémon que realmente querem as cartas, mas esses revendedores são vergonhosos”.
Impacto na reputação
O episódio reacendeu questionamentos sobre campanhas promocionais que estimulam consumo excessivo e desperdício de comida. A rede de fast-food já havia enfrentado problemas de imagem no Japão em anos anteriores e, agora, volta a enfrentar críticas por falhas de planejamento.
Imagem: infomoney.com.br
Em nota, o McDonald’s Japão reconheceu a dimensão das filas e o comportamento de revenda, lamentou o transtorno causado aos clientes e prometeu avaliar ajustes em futuras promoções.
Com informações de InfoMoney
UTILIZE NOSSAS CALCULADORAS GRATUITAS
Calculadora Simulação de Empréstimos e Financiamentos - Gratuita
Calculadora Simulação de Investimentos - Gratuita
Calculadora de Correção de Valores - IGP-M - IPCA - SELIC - Gratuita