...

STJ recebe carta rogatória dos EUA para citar Alexandre de Moraes em processo de Rumble e Trump Media

Imagem destacada - STJ recebe carta rogatória dos EUA para citar Alexandre de Moraes em processo de Rumble e Trump Media

AJUDE O PORTAL | COMPARTILHE EM SEUS GRUPOS

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) recebeu, na semana passada, uma carta rogatória enviada pelos Estados Unidos com o objetivo de citar o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. O documento faz parte da ação movida pela plataforma de vídeos Rumble e pela Trump Media & Technology Group, empresa ligada ao ex-presidente norte-americano Donald Trump, que pedem à Justiça norte-americana que considere ilegais decisões tomadas pelo magistrado brasileiro.

A solicitação precisará ser analisada pelo presidente do STJ, ministro Herman Benjamin, a quem cabe autorizar ou não o cumprimento da demanda estrangeira. Pelo Regimento Interno da corte, o exequatur à carta rogatória pode ser negado caso o tribunal entenda que o pedido fere a soberania nacional, a dignidade da pessoa humana ou a ordem pública.

Rumble e Trump Media recorreram aos tribunais dos Estados Unidos após Moraes determinar a suspensão da Rumble no Brasil. A decisão foi tomada porque a rede social não indicou representante legal no país nem acatou ordens expedidas pelo STF.

Em publicação na rede social X, o advogado das duas empresas, Martin De Luca, afirmou confiar que o STJ dará prosseguimento ao pedido: “Temos plena confiança de que as instituições brasileiras irão lidar com essa solicitação de acordo com a lei e com o respeito pelos compromissos bilaterais que os nossos países fizeram”.

STJ recebe carta rogatória dos EUA para citar Alexandre de Moraes em processo de Rumble e Trump Media - Imagem do artigo original

Imagem: valor.globo.com

Procurado, o STF não se manifestou sobre o envio da carta rogatória até a publicação desta reportagem.

Com informações de Valor Econômico

Disclaimer

As informações disponibilizadas no Portal Finanças e Futuro (https://financasefuturo.com.br) têm caráter exclusivamente informativo e educativo. Todo o conteúdo publicado reflete opiniões e análises baseadas em estudos e experiências pessoais, e não constitui recomendação formal de investimentos, consultoria financeira, contábil, jurídica ou qualquer outro tipo de aconselhamento profissional.

Reforçamos que o mercado financeiro envolve riscos e que cada leitor deve realizar sua própria análise, considerando seu perfil, objetivos e situação financeira, antes de tomar qualquer decisão. É altamente recomendável consultar um profissional devidamente certificado para obter orientações específicas.

O Finanças e Futuro e seus autores não se responsabilizam por quaisquer perdas, danos ou prejuízos decorrentes do uso das informações contidas neste site.

Ao acessar este blog, você concorda com os termos deste disclaimer.