AJUDE O PORTAL | COMPARTILHE EM SEUS GRUPOS
O governo do Canadá ordenou neste sábado, 16, que a Air Canada e os cerca de 10 mil comissários de bordo em greve retornem imediatamente ao trabalho, pondo fim a uma paralisação que já havia deixado mais de 100 mil passageiros sem transporte aéreo em plena alta temporada de viagens de verão no Hemisfério Norte.
A decisão, anunciada pela ministra do Trabalho, Patty Hajdu, determina também que companhia aérea e sindicato submetam suas divergências a um processo de arbitragem. Segundo a ministra, “este não é o momento de correr riscos para a economia”, especialmente diante das tarifas impostas pelos Estados Unidos ao Canadá.
A intervenção federal ocorreu menos de 12 horas depois do início da greve, após o fracasso das negociações. “Está claro que as partes não avançaram sobre questões-chave e precisarão da ajuda de um árbitro”, afirmou Hajdu.
O presidente do sindicato dos comissários, Wesley Lesosky, acusou o governo de violar o direito constitucional de greve e criticou a rapidez da medida. Para ele, o gabinete liberal “recompensa a recusa da Air Canada em negociar de forma justa”.
Imagem: REUTERS via infomoney.com.br
A companhia não fez novos comentários neste sábado. Mais cedo, o diretor de Operações, Mark Nasr, reconheceu que o restabelecimento completo das rotas pode levar até uma semana, o que deve provocar atrasos e cancelamentos adicionais nos próximos dias.
Com informações de InfoMoney
UTILIZE NOSSAS CALCULADORAS GRATUITAS
Calculadora Simulação de Empréstimos e Financiamentos - Gratuita
Calculadora Simulação de Investimentos - Gratuita
Calculadora de Correção de Valores - IGP-M - IPCA - SELIC - Gratuita