...

Estados Unidos lideram tráfego aéreo global em 2024 com 876 milhões de passageiros

Imagem destacada - Estados Unidos lideram tráfego aéreo global em 2024 com 876 milhões de passageiros

AJUDE O PORTAL | COMPARTILHE EM SEUS GRUPOS

São Paulo – Os Estados Unidos conservaram a primeira posição no mercado mundial de aviação em 2024, registrando 876 milhões de viajantes, 5,2% acima do volume observado no ano anterior. Os números constam da nova edição do Relatório de Estatísticas Mundiais de Transporte Aéreo (WATS), elaborado pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) a partir de dados de mais de 240 companhias.

Top 5 mercados em 2024

Além dos EUA, a China permaneceu na vice-liderança com 741 milhões de passageiros, alta de 18,7% em relação a 2023. O Reino Unido fechou o pódio, somando 261 milhões de pessoas transportadas e avanço de 7,3%. Espanha e Índia completam os cinco maiores mercados, enquanto o Japão apresentou um dos crescimentos mais acelerados do ano, de 18,6%.

  • Estados Unidos: 876 milhões (+5,2%)
  • China: 741 milhões (+18,7%)
  • Reino Unido: 261 milhões (+7,3%)
  • Espanha: 241 milhões (+10,7%)
  • Índia: 211 milhões (+11,1%)
  • Japão: 205 milhões (+18,6%)

Viagens premium ganham espaço

Nos voos internacionais, as classes executiva e primeira representaram 6% do total em 2024. Nesse segmento, o volume de passageiros aumentou 11,8%, superando a expansão de 11,5% verificada na classe econômica. Ao todo, 116,9 milhões de viajantes optaram por assentos premium.

A Europa liderou em viagens de alto padrão, com 39,3 milhões de passageiros. O Oriente Médio somou 32,4 milhões e teve a categoria premium como principal modalidade de viagem na região. Já a Ásia-Pacífico registrou o maior salto percentual, de 22,8%, atingindo 21 milhões de bilhetes executivos ou de primeira classe. Na América Latina e Caribe, foram 3,3 milhões de passagens premium, frente a 64,2 milhões na econômica.

Rotas mais movimentadas

A Ásia-Pacífico concentrou nove das dez rotas aéreas de maior fluxo mundial. O trecho Jeju–Seul Gimpo (Coreia do Sul) liderou com 13,2 milhões de passageiros. A única exceção no top 10 foi Jidá–Riad, na Arábia Saudita, com 6,3 milhões.

Par de aeroportos Passageiros em 2024
Jeju – Seul Gimpo 13,2 milhões
Sapporo – Tóquio Haneda 9,2 milhões
Fukuoka – Tóquio Haneda 9 milhões
Hanói – Cidade de Ho Chi Minh 8 milhões
Melbourne Tullamarine – Sydney 7,2 milhões
Jidá – Riad 6,3 milhões
Mumbai – Délhi 5,9 milhões
Tóquio Haneda – Okinawa 5,6 milhões
Xangai Hongqiao – Shenzhen 5,3 milhões
Pequim Capital – Xangai Hongqiao 5,3 milhões

Na América Latina, o percurso Bogotá–Medellín foi o mais movimentado, com 3,8 milhões de passageiros. Na África, Cidade do Cabo–Joanesburgo liderou com 3,3 milhões. Já nos Estados Unidos, a rota Nova York JFK–Los Angeles recebeu 2,2 milhões de viajantes, enquanto na Europa o trajeto Barcelona–Palma de Maiorca somou 2 milhões.

Com o crescimento nos principais mercados e a expansão das viagens premium, 2024 consolidou a retomada da aviação comercial em diversas regiões do mundo.

Com informações de InfoMoney

Disclaimer

As informações disponibilizadas no Portal Finanças e Futuro (https://financasefuturo.com.br) têm caráter exclusivamente informativo e educativo. Todo o conteúdo publicado reflete opiniões e análises baseadas em estudos e experiências pessoais, e não constitui recomendação formal de investimentos, consultoria financeira, contábil, jurídica ou qualquer outro tipo de aconselhamento profissional.

Reforçamos que o mercado financeiro envolve riscos e que cada leitor deve realizar sua própria análise, considerando seu perfil, objetivos e situação financeira, antes de tomar qualquer decisão. É altamente recomendável consultar um profissional devidamente certificado para obter orientações específicas.

O Finanças e Futuro e seus autores não se responsabilizam por quaisquer perdas, danos ou prejuízos decorrentes do uso das informações contidas neste site.

Ao acessar este blog, você concorda com os termos deste disclaimer.