...

Negociações de cessar-fogo na Ucrânia avançam com possível cessão de territórios e garantias dos EUA

Imagem destacada - Negociações de cessar-fogo na Ucrânia avançam com possível cessão de territórios e garantias dos EUA

AJUDE O PORTAL | COMPARTILHE EM SEUS GRUPOS

Os contornos de um possível acordo de cessar-fogo na Ucrânia começam a ganhar forma. Segundo informações divulgadas nesta segunda-feira (data não informada), a proposta em discussão prevê que Kiev ceda áreas de seu território à Rússia em troca de garantias de segurança fornecidas pelos Estados Unidos.

De acordo com pessoas envolvidas nas conversas, o ex-presidente americano Donald Trump deve apresentar – ou impor – essa fórmula ao presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, ainda hoje. Até o momento, não foram definidos quais territórios estariam na mesa nem que tipo de proteção Washington ofereceria ao governo ucraniano.

Fontes próximas às negociações descrevem o pacote como uma “pílula amarga”, sugerindo que o processo será complexo e prolongado. A quantidade de detalhes pendentes é apontada como o principal obstáculo para avançar rapidamente rumo a um entendimento.

Embora a cessão de território seja considerada inevitável por mediadores, ainda não há consenso sobre as fronteiras exatas, a forma de implementação ou os mecanismos de monitoramento. Da mesma forma, especialistas destacam que as “garantias de segurança” precisariam ser claramente especificadas para ter validade prática e política.

Negociações de cessar-fogo na Ucrânia avançam com possível cessão de territórios e garantias dos EUA - Imagem do artigo original

Imagem: Julia Demaree Nikhinson via valor.globo.com

Os negociadores avaliam que, mesmo com eventual anuência de Zelensky, a conclusão de um acordo exigirá discussões extensas, envolvendo tanto Kiev quanto Moscou, além do aval de Washington. A expectativa é de um processo demorado, sujeito a novas rodadas de pressão interna e externa.

Com informações de Valor Econômico

Disclaimer

As informações disponibilizadas no Portal Finanças e Futuro (https://financasefuturo.com.br) têm caráter exclusivamente informativo e educativo. Todo o conteúdo publicado reflete opiniões e análises baseadas em estudos e experiências pessoais, e não constitui recomendação formal de investimentos, consultoria financeira, contábil, jurídica ou qualquer outro tipo de aconselhamento profissional.

Reforçamos que o mercado financeiro envolve riscos e que cada leitor deve realizar sua própria análise, considerando seu perfil, objetivos e situação financeira, antes de tomar qualquer decisão. É altamente recomendável consultar um profissional devidamente certificado para obter orientações específicas.

O Finanças e Futuro e seus autores não se responsabilizam por quaisquer perdas, danos ou prejuízos decorrentes do uso das informações contidas neste site.

Ao acessar este blog, você concorda com os termos deste disclaimer.