...

Dieese estima que tarifa de 50% dos EUA pode eliminar 726,7 mil empregos no Brasil

Imagem destacada - Dieese estima que tarifa de 50% dos EUA pode eliminar 726,7 mil empregos no Brasil

AJUDE O PORTAL | COMPARTILHE EM SEUS GRUPOS

Um aumento de 50% nas tarifas aplicadas pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros pode provocar a eliminação de 726,7 mil postos de trabalho no Brasil em apenas um ano. A projeção consta da revisão de agosto do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

O levantamento considera o cenário mais adverso, em que as exportações destinadas ao mercado norte-americano deixariam de ocorrer e não seriam redirecionadas para outros países. Segundo o Dieese, esse quadro resultaria em forte retração na atividade econômica e, consequentemente, na ocupação.

A nota técnica não apresenta estimativas setoriais detalhadas nem especifica quais segmentos seriam mais afetados, mas ressalta que a interrupção das vendas externas teria efeito em cadeia sobre a produção, a renda e o emprego em diversos setores da economia.

Com informações de Valor Econômico

Disclaimer

As informações disponibilizadas no Portal Finanças e Futuro (https://financasefuturo.com.br) têm caráter exclusivamente informativo e educativo. Todo o conteúdo publicado reflete opiniões e análises baseadas em estudos e experiências pessoais, e não constitui recomendação formal de investimentos, consultoria financeira, contábil, jurídica ou qualquer outro tipo de aconselhamento profissional.

Reforçamos que o mercado financeiro envolve riscos e que cada leitor deve realizar sua própria análise, considerando seu perfil, objetivos e situação financeira, antes de tomar qualquer decisão. É altamente recomendável consultar um profissional devidamente certificado para obter orientações específicas.

O Finanças e Futuro e seus autores não se responsabilizam por quaisquer perdas, danos ou prejuízos decorrentes do uso das informações contidas neste site.

Ao acessar este blog, você concorda com os termos deste disclaimer.