...

Lula quer atualizar acordo Mercosul-Equador e promete levar proposta ao bloco

Imagem destacada - Lula quer atualizar acordo Mercosul-Equador e promete levar proposta ao bloco

AJUDE O PORTAL | COMPARTILHE EM SEUS GRUPOS

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira, 18 de agosto de 2025, que o acordo comercial entre o Mercosul e o Equador precisa ser revisto para refletir as atuais demandas dos dois países. Segundo o chefe do Executivo, a atualização será apresentada aos demais integrantes do bloco sul-americano.

“Em um cenário global desafiador, em que rivalidades se agravam e instituições multilaterais são ameaçadas, é preciso firmeza na defesa da nossa independência. Para o Brasil, autonomia é sinônimo de diversificação de parcerias”, declarou Lula durante pronunciamento ao lado do presidente equatoriano, Daniel Noboa, no Palácio do Planalto.

Antes do discurso, os dois líderes tiveram uma reunião reservada no início da manhã. Lula ressaltou que Brasil e Equador têm margem para ampliar o comércio bilateral e disse estar disposto a trabalhar por um fluxo “mais equilibrado”, o que inclui a redução de barreiras a produtos equatorianos.

O brasileiro destacou ainda a intenção de retomar a importação de camarão do Equador. Em contrapartida, pediu atenção de Quito a itens de interesse do Brasil, “a começar pela carne suína”. “Estamos unidos pelo respeito e pela confiança mútua”, completou.

Lula quer atualizar acordo Mercosul-Equador e promete levar proposta ao bloco - Imagem do artigo original

Imagem: valor.globo.com

Com informações de Valor Econômico

Disclaimer

As informações disponibilizadas no Portal Finanças e Futuro (https://financasefuturo.com.br) têm caráter exclusivamente informativo e educativo. Todo o conteúdo publicado reflete opiniões e análises baseadas em estudos e experiências pessoais, e não constitui recomendação formal de investimentos, consultoria financeira, contábil, jurídica ou qualquer outro tipo de aconselhamento profissional.

Reforçamos que o mercado financeiro envolve riscos e que cada leitor deve realizar sua própria análise, considerando seu perfil, objetivos e situação financeira, antes de tomar qualquer decisão. É altamente recomendável consultar um profissional devidamente certificado para obter orientações específicas.

O Finanças e Futuro e seus autores não se responsabilizam por quaisquer perdas, danos ou prejuízos decorrentes do uso das informações contidas neste site.

Ao acessar este blog, você concorda com os termos deste disclaimer.