AJUDE O PORTAL | COMPARTILHE EM SEUS GRUPOS
São Paulo – O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, declarou que o maior obstáculo econômico do país é de natureza fiscal e que a atenção deve se voltar à evolução da dívida pública. A avaliação foi feita durante o painel “Reflexões sobre São Paulo e Brasil”, no evento Warren Day, realizado na capital paulista.
“No final das contas, se eu gasto muito, estou comprometendo as próximas gerações”, disse o governador. Segundo ele, despesas elevadas obrigam o governo a emitir mais dívida, pressionando juros, ou a aumentar a emissão de moeda, o que impacta a inflação. “Estamos falando de aumento de imposto, de atacar a produtividade e de não crescer”, resumiu.
Conteúdo do Artigo
ToggleVinculações orçamentárias
Tarcísio apontou a vinculação de receitas como um dos entraves fiscais. Ele citou que a Constituição determina destinar pelo menos 25% das receitas à educação e 12% à saúde. “A população mudou, a demografia mudou. Os casais têm cada vez menos filhos, há uma curva decrescente de matrículas e, às vezes, é preciso inventar despesas para cumprir o mínimo”, afirmou. Para o governador, com o envelhecimento populacional, seria possível flexibilizar o piso da educação para reforçar a área da saúde.
Desindexação e benefícios tributários
Como segundo ponto, o governador defendeu a desindexação de despesas. “Você tem uma economia muito indexada. Algumas despesas que você aumenta provocam um buraco grande”, observou.
Imagem: infomoney.com.br
O terceiro item citado foi a revisão de incentivos fiscais, medida que, segundo ele, já foi implementada no Estado de São Paulo.
Com informações de InfoMoney
UTILIZE NOSSAS CALCULADORAS GRATUITAS
Calculadora Simulação de Empréstimos e Financiamentos - Gratuita
Calculadora Simulação de Investimentos - Gratuita
Calculadora de Correção de Valores - IGP-M - IPCA - SELIC - Gratuita