AJUDE O PORTAL | COMPARTILHE EM SEUS GRUPOS
Pierre Poilievre, líder do Partido Conservador do Canadá, voltará ao Parlamento depois de triunfar na eleição suplementar realizada na segunda-feira (18). O pleito ocorreu no distrito rural de Battle River-Crowfoot, no sudeste de Alberta, onde o político garantiu o mandato que lhe permitirá retornar à Câmara dos Comuns em setembro.
Poilievre ficou sem assento após ser derrotado nas eleições gerais de março, quando o então ministro Mark Carney assumiu o cargo de primeiro-ministro. Considerado favorito antes da campanha nacional, o conservador viu seu apoio encolher após a renúncia de Justin Trudeau e o impacto das tarifas impostas pelos Estados Unidos, fatores que impulsionaram Carney nas urnas.
Em discurso de vitória, Poilievre prometeu fortalecer a oposição e criticou as diretrizes do atual governo. “Mark Carney está fracassando. Ele recuou e fez concessão após concessão aos americanos”, declarou em coletiva concedida na quinta-feira anterior à votação.
Pelas redes sociais, Carney cumprimentou o adversário pelo resultado e desejou êxito na representação dos eleitores de Battle River-Crowfoot.
Imagem: Graham Hughes via valor.globo.com
Com informações de Valor Econômico
UTILIZE NOSSAS CALCULADORAS GRATUITAS
Calculadora Simulação de Empréstimos e Financiamentos - Gratuita
Calculadora Simulação de Investimentos - Gratuita
Calculadora de Correção de Valores - IGP-M - IPCA - SELIC - Gratuita