AJUDE O PORTAL | COMPARTILHE EM SEUS GRUPOS
Os Estados Unidos aceitaram o pedido do governo brasileiro para a realização de consultas na Organização Mundial do Comércio (OMC) sobre o aumento de tarifas aplicado pela gestão do ex-presidente Donald Trump. O sinal verde norte-americano representa o primeiro passo do mecanismo de solução de controvérsias do órgão multilateral.
Em comunicado aos diplomatas brasileiros, contudo, Washington deixou claro que não pretende rever o chamado “tarifaço”. Segundo representantes dos EUA, “na prática não há o que discutir” porque o país mantém a posição de que as sobretaxas são legítimas.
Pelo regulamento da OMC, as consultas devem ocorrer em até 30 dias após o aceite formal e podem se estender por 60 dias. Se não houver entendimento, o Brasil poderá solicitar a criação de um painel para que juízes da entidade avaliem a legalidade das tarifas.
O governo brasileiro sustenta que os aumentos violam regras comerciais e têm impacto negativo sobre as exportações nacionais, sobretudo nos setores afetados pelas medidas anunciadas em 2018.
Imagem: Al Drago via valor.globo.com
Com informações de Valor Econômico
UTILIZE NOSSAS CALCULADORAS GRATUITAS
Calculadora Simulação de Empréstimos e Financiamentos - Gratuita
Calculadora Simulação de Investimentos - Gratuita
Calculadora de Correção de Valores - IGP-M - IPCA - SELIC - Gratuita