AJUDE O PORTAL | COMPARTILHE EM SEUS GRUPOS
Washington (EUA) – O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump pediu a saída imediata da governadora do Federal Reserve Lisa Cook, alegando suposta fraude imobiliária apontada por um aliado seu, o regulador do setor habitacional Bill Pulte.
Pulte, nomeado por Trump em março, publicou uma carta na rede social X dirigida à procuradora-geral Pam Bondi. No documento, ele acusa Cook de ter falsificado registros de imóveis em Michigan e na Geórgia para obter condições de empréstimo mais vantajosas, o que poderia configurar fraude hipotecária criminal. A postagem incluiu o que seria a assinatura de Cook, mas não apresentou outras provas.
Minutos depois, Trump recorreu à plataforma Truth Social para escrever que Cook “deve renunciar, agora!!!”. Até o momento, a governadora, indicada em 2022 pelo presidente Joe Biden, não se manifestou publicamente.
Conteúdo do Artigo
TogglePapel do Fed e repercussão
O conselho do Federal Reserve conta com sete governadores responsáveis por definir a política monetária dos Estados Unidos, incluindo o ajuste da taxa básica de juros. Questionados, o Departamento de Justiça e o banco central não comentaram as denúncias nem a cobrança de Trump. A Casa Branca também foi procurada.
Pulte já vinha criticando abertamente o presidente do Fed, Jerome Powell, por não reduzir os juros na velocidade defendida por Trump. O ex-presidente também tem atacado Powell por supostos aumentos de custos na reforma da sede do banco central em Washington.
Imagem: bbc.com
Vagas no conselho
No início do mês, a governadora Adriana Kugler renunciou, permitindo que Trump indicasse o assessor econômico Stephen Miran para o posto, ainda sujeito à confirmação do Senado. Se Cook deixar o cargo, o ex-presidente terá mais uma cadeira a preencher.
Powel deverá discursar na próxima sexta-feira (23) no simpósio econômico de Jackson Hole, Wyoming, onde pode antecipar sinalizações sobre os juros. A próxima reunião do Fed está marcada para meados de setembro, quando parte dos economistas projeta um corte na taxa.
Com informações de BBC News