AJUDE O PORTAL | COMPARTILHE EM SEUS GRUPOS
A Índia e a Rússia concordaram em reforçar a cooperação econômica nesta quinta-feira (21), durante reunião dos chanceleres Sergei Lavrov e Subrahmanyam Jaishankar em Moscou. O encontro ocorreu dias depois de o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, adotar tarifas de até 50% sobre produtos indianos em resposta ao aumento das compras de petróleo russo por Nova Déli.
Segundo Lavrov, há resultados “positivos” na parceria no setor de hidrocarbonetos, com destaque para o fornecimento de petróleo russo ao mercado indiano. Ele acrescentou que os dois países pretendem desenvolver projetos conjuntos de extração de energia no Extremo Oriente russo e na plataforma do Ártico.
Jaishankar afirmou que os laços entre Nova Déli e Moscou estão entre “os mais estáveis” desde a Segunda Guerra Mundial, lembrando a longa aproximação iniciada na era soviética. Em comunicado, o Ministério das Relações Exteriores da Índia informou que as partes reiteraram a meta de expandir o comércio bilateral e de elevar as exportações indianas para a Rússia.
As tarifas impostas por Washington fazem parte de um esforço para pressionar a Índia a reduzir a importação de petróleo da Rússia. Países ocidentais que boicotam o petróleo russo argumentam que as compras indianas ajudam a financiar a guerra da Rússia na Ucrânia. Nova Déli rebate, classificando as transações como estritamente comerciais e acusando Estados Unidos e União Europeia de adotarem “dois pesos e duas medidas”, já que mantêm intercâmbio significativo com Moscou.
Imagem: valor.globo.com
Com informações de Valor Econômico
UTILIZE NOSSAS CALCULADORAS GRATUITAS
Calculadora Simulação de Empréstimos e Financiamentos - Gratuita
Calculadora Simulação de Investimentos - Gratuita
Calculadora de Correção de Valores - IGP-M - IPCA - SELIC - Gratuita