...

Premier League ultrapassa £2,36 bilhões em contratações e já registra nova marca histórica

Imagem destacada - Premier League ultrapassa £2,36 bilhões em contratações e já registra nova marca histórica

AJUDE O PORTAL | COMPARTILHE EM SEUS GRUPOS

Os clubes da Premier League bateram o recorde de gastos em uma janela de transferências ao superarem 2,36 bilhões de libras antes mesmo do período de negociações se encerrar. O novo marco foi alcançado nesta quinta-feira, 16, após o Leeds United confirmar a chegada do atacante Noah Okafor, vindo do Milan por 18 milhões de libras.

A contratação de Okafor, somada ao recente acordo do Bournemouth pelo meio-campista Amine Adli, do Bayer Leverkusen, elevou o montante desembolsado além do total atingido no verão europeu de 2023. Com mais de uma semana restante para transações, projeções do portal FootballTransfers.com indicam que o volume pode alcançar 3 bilhões de libras.

Principais gastadores

Entre os maiores investimentos aparecem Liverpool (289 milhões de libras), Chelsea (246 milhões), Manchester United (208 milhões) e Arsenal (194 milhões). No total, seis equipes já quebraram seus próprios recordes de desembolso nesta janela.

O Liverpool lidera a lista de contratações mais caras ao pagar 100 milhões de libras, além de 16 milhões em variáveis, pelo meio-campista Florian Wirtz, ex-Bayer Leverkusen.

Recordes em clubes de menor porte

Equipes com orçamentos menores também entraram na onda. O Burnley pagou 25 milhões de libras ao Chelsea pelo meio-campista Lesley Ugochukwu, seu maior investimento individual. O recém-promovido Sunderland, fora da Premier League há oito temporadas, desembolsou 26 milhões de libras para contratar Habib Diarra, do Strasbourg, dentro de um pacote total de 142 milhões de libras para reforçar o elenco.

Mesmo longe da elite inglesa, o Sunderland gastou mais do que qualquer clube das principais ligas europeias, exceto Atlético de Madrid e Real Madrid. Já o Nottingham Forest quebrou seu próprio teto duas vezes nesta janela, aproximando-se de 150 milhões de libras após as chegadas do suíço Dan Ndoye, do Bologna, e de Omari Hutchison, do Ipswich Town.

Diferença para o restante da Europa

Os valores investidos pelos ingleses superam a soma das cinco principais ligas continentais, segundo a mesma fonte. A Serie A italiana aparece em segundo lugar, com aproximadamente 783 milhões de libras em contratações, compensadas por vendas de valor ainda maior.

A capacidade de gastar da Premier League é impulsionada pelo atual contrato de direitos de transmissão doméstica, estimado em 6,7 bilhões de libras para um ciclo de quatro temporadas iniciado neste ano.

Com informações de InfoMoney

Disclaimer

As informações disponibilizadas no Portal Finanças e Futuro (https://financasefuturo.com.br) têm caráter exclusivamente informativo e educativo. Todo o conteúdo publicado reflete opiniões e análises baseadas em estudos e experiências pessoais, e não constitui recomendação formal de investimentos, consultoria financeira, contábil, jurídica ou qualquer outro tipo de aconselhamento profissional.

Reforçamos que o mercado financeiro envolve riscos e que cada leitor deve realizar sua própria análise, considerando seu perfil, objetivos e situação financeira, antes de tomar qualquer decisão. É altamente recomendável consultar um profissional devidamente certificado para obter orientações específicas.

O Finanças e Futuro e seus autores não se responsabilizam por quaisquer perdas, danos ou prejuízos decorrentes do uso das informações contidas neste site.

Ao acessar este blog, você concorda com os termos deste disclaimer.