...

Ibovespa cai 0,12% com cautela antes de Jackson Hole e apoio de Vale

Imagem destacada - Ibovespa cai 0,12% com cautela antes de Jackson Hole e apoio de Vale

AJUDE O PORTAL | COMPARTILHE EM SEUS GRUPOS

São Paulo, 21 de agosto – O Ibovespa encerrou esta quinta-feira em leve baixa de 0,12%, aos 134.510,85 pontos, em dia marcado por cautela global antes do simpósio de Jackson Hole, nos Estados Unidos. O principal índice da B3 oscilou menos de mil pontos entre a mínima de 133.874,43 e a máxima de 134.836,72 (+0,13%), com giro financeiro de R$ 15,5 bilhões.

Desempenho recente

Na semana, o Ibovespa acumula queda de 1,34%, mas ainda sobe 1,08% no mês e 11,83% em 2024.

Blue chips sem direção única

No bloco de commodities, Vale ON avançou 0,85%, ajudando a conter as perdas do índice, enquanto Petrobras recuou 0,09% na ação ordinária e subiu 0,23% na preferencial. Entre os grandes bancos, as variações ficaram entre –0,86% (BB ON) e +0,11% (Itaú PN); BTG Pactual cedeu 0,95%.

Maiores altas e baixas

Na ponta positiva apareceram Braskem (+3,79%), RD Saúde (+2,01%) e Motiva (+1,92%). No lado oposto, os maiores recuos foram de Yduqs (-6,03%), Porto Seguro (-3,48%), Cemig (-3,19%) e Auren (-2,60%).

Expectativa pelo discurso de Powell

A proximidade da fala do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, nesta sexta-feira (22), em Jackson Hole, reforçou a aversão a risco. Declarações recentes de dirigentes regionais do banco central dos EUA – Beth Hammack (Cleveland), Raphael Bostic (Atlanta) e Jeffrey Schmid (Kansas City) – levaram o mercado a reduzir as apostas em corte de juros na reunião de setembro.

Em meio às tensões, o conselheiro econômico da Casa Branca, Peter Navarro, criticou Powell, dizendo que o dirigente «favorece democratas» e age contra o presidente Donald Trump.

Fatores domésticos

No Brasil, as ações de bancos seguiram pressionadas por incertezas sobre eventuais sanções externas, após decisão do ministro do STF Flávio Dino sobre a não aplicabilidade imediata da Lei Magnitsky dos EUA ao ministro Alexandre de Moraes.

Com informações de InfoMoney

Disclaimer

As informações disponibilizadas no Portal Finanças e Futuro (https://financasefuturo.com.br) têm caráter exclusivamente informativo e educativo. Todo o conteúdo publicado reflete opiniões e análises baseadas em estudos e experiências pessoais, e não constitui recomendação formal de investimentos, consultoria financeira, contábil, jurídica ou qualquer outro tipo de aconselhamento profissional.

Reforçamos que o mercado financeiro envolve riscos e que cada leitor deve realizar sua própria análise, considerando seu perfil, objetivos e situação financeira, antes de tomar qualquer decisão. É altamente recomendável consultar um profissional devidamente certificado para obter orientações específicas.

O Finanças e Futuro e seus autores não se responsabilizam por quaisquer perdas, danos ou prejuízos decorrentes do uso das informações contidas neste site.

Ao acessar este blog, você concorda com os termos deste disclaimer.