AJUDE O PORTAL | COMPARTILHE EM SEUS GRUPOS
Tóquio – O núcleo do índice de preços ao consumidor (CPI) do Japão cresceu 3,1% em julho na comparação anual, informou o governo nesta sexta-feira (18). O resultado representa o segundo mês consecutivo de desaceleração, depois de avanço de 3,3% em junho, mas ainda supera a meta de 2% estabelecida pelo Banco do Japão (BoJ).
O indicador exclui itens voláteis como alimentos frescos e veio ligeiramente acima da projeção mediana do mercado, que apontava aumento de 3,0%.
A desaceleração foi atribuída, em grande parte, ao efeito de base provocado pelo salto nos preços de energia registrado no ano passado, quando terminaram subsídios governamentais destinados a reduzir as contas de combustível. O núcleo da inflação havia atingido 3,7% em maio.
Segundo Kazutaka Maeda, economista do Instituto de Pesquisa Meiji Yasuda, a alta dos preços deve perder força ao longo do restante de 2023, influenciada pela retomada dos subsídios à energia e pela moderação nos aumentos do preço do arroz. Ainda assim, Maeda avalia que a inflação se mantém elevada o suficiente para sustentar expectativas de um novo aumento na taxa de juros, possivelmente já em outubro.
Imagem: infomoney.com.br
Com informações de InfoMoney
UTILIZE NOSSAS CALCULADORAS GRATUITAS
Calculadora Simulação de Empréstimos e Financiamentos - Gratuita
Calculadora Simulação de Investimentos - Gratuita
Calculadora de Correção de Valores - IGP-M - IPCA - SELIC - Gratuita