AJUDE O PORTAL | COMPARTILHE EM SEUS GRUPOS
O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou nesta sexta-feira, 22 de março, que o tribunal atua para manter o equilíbrio institucional e não “matar a soberania” do país. A declaração foi dada em Salvador, após ser questionado sobre a decisão que condiciona a validade de legislações e atos administrativos ou judiciais de outros países à homologação pela Justiça brasileira.
“Não esperem do Supremo que acirre disputas, mas também não esperem que renuncie ao seu papel e mate a soberania brasileira”, disse o ministro. Ele acrescentou que o STF busca uma postura de equilíbrio e que espera “o diálogo prevaleça em temas nacionais e internacionais”.
A medida, tomada em processo que discute se municípios e estados podem ajuizar ações no exterior, foi interpretada como resposta à inclusão do ministro Alexandre de Moraes na Lei Magnitsky pelos Estados Unidos, que prevê congelamento de contas e bens em território norte-americano.
Dino destacou que a cooperação internacional “é sempre bem-vinda”, desde que baseada em diálogo. “Um país que valoriza a sua Constituição não pode aceitar medidas de força que ameacem seus cidadãos e empresas”, afirmou.
Imagem: Adriano Machado via infomoney.com.br
O despacho foi proferido no âmbito de ação relacionada à reparação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Mariana, em Minas Gerais, tema que tramita no STF há anos.
Com informações de InfoMoney
UTILIZE NOSSAS CALCULADORAS GRATUITAS
Calculadora Simulação de Empréstimos e Financiamentos - Gratuita
Calculadora Simulação de Investimentos - Gratuita
Calculadora de Correção de Valores - IGP-M - IPCA - SELIC - Gratuita