...

Lagarde diz que entrada de trabalhadores estrangeiros ajudou a conter inflação e sustentar crescimento na Europa

Imagem destacada - Lagarde diz que entrada de trabalhadores estrangeiros ajudou a conter inflação e sustentar crescimento na Europa

AJUDE O PORTAL | COMPARTILHE EM SEUS GRUPOS

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, afirmou neste sábado (23) que o aumento da participação de trabalhadores estrangeiros após a pandemia foi decisivo para a economia do continente. Segundo ela, a chegada de imigrantes contribuiu para reduzir a pressão inflacionária sem provocar uma freada brusca no ritmo de crescimento.

De acordo com Lagarde, o maior contingente de mão de obra disponível ajudou a equilibrar oferta e demanda no mercado de trabalho, fator que colaborou para conter a escalada dos preços no pós-pandemia. Ao mesmo tempo, a incorporação desses profissionais manteve o nível de atividade econômica em patamar mais elevado do que o esperado.

A dirigente do BCE não detalhou números específicos, mas destacou que o fenômeno foi observado em diferentes setores e em vários países da zona do euro. Para ela, a experiência recente mostra a importância da mobilidade de trabalhadores para a resiliência econômica do bloco.

Lagarde fez as declarações durante compromisso público neste sábado. O encontro ocorreu três anos após o pico da crise sanitária, período em que a Europa enfrentou forte pressão inflacionária decorrente de gargalos na oferta e da retomada desigual da demanda.

Lagarde diz que entrada de trabalhadores estrangeiros ajudou a conter inflação e sustentar crescimento na Europa - Imagem do artigo original

Imagem: Alex Kraus via valor.globo.com

Com informações de Valor Econômico

Disclaimer

As informações disponibilizadas no Portal Finanças e Futuro (https://financasefuturo.com.br) têm caráter exclusivamente informativo e educativo. Todo o conteúdo publicado reflete opiniões e análises baseadas em estudos e experiências pessoais, e não constitui recomendação formal de investimentos, consultoria financeira, contábil, jurídica ou qualquer outro tipo de aconselhamento profissional.

Reforçamos que o mercado financeiro envolve riscos e que cada leitor deve realizar sua própria análise, considerando seu perfil, objetivos e situação financeira, antes de tomar qualquer decisão. É altamente recomendável consultar um profissional devidamente certificado para obter orientações específicas.

O Finanças e Futuro e seus autores não se responsabilizam por quaisquer perdas, danos ou prejuízos decorrentes do uso das informações contidas neste site.

Ao acessar este blog, você concorda com os termos deste disclaimer.