...

Semana traz PIB e inflação dos EUA, além de IPCA-15 e dados externos do Brasil

Imagem destacada - Semana traz PIB e inflação dos EUA, além de IPCA-15 e dados externos do Brasil

AJUDE O PORTAL | COMPARTILHE EM SEUS GRUPOS

A agenda econômica de 25 a 29 de agosto será dominada por números de atividade e preços nos Estados Unidos, enquanto no Brasil o destaque fica com a prévia da inflação oficial e os dados do setor externo.

Logo após o presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, indicar a possibilidade de corte de juros na reunião marcada para setembro, investidores passarão a acompanhar com mais atenção as novas declarações de dirigentes da autoridade monetária norte-americana. Os comentários deverão ajudar o mercado a calibrar expectativas sobre a dimensão do eventual ajuste na taxa básica.

Nos EUA, saem indicadores de Produto Interno Bruto (PIB) e de inflação, considerados cruciais para a leitura do ritmo de crescimento e da pressão sobre os preços. Esses resultados podem influenciar diretamente as apostas para a decisão de setembro do Fed.

No Brasil, a divulgação do IPCA-15 de agosto servirá como termômetro para as estimativas de inflação oficial do mês e pode afetar projeções sobre os próximos passos da política monetária do Banco Central. Além disso, o relatório do setor externo trará detalhes sobre as contas externas, incluindo balança comercial e fluxo cambial.

Semana traz PIB e inflação dos EUA, além de IPCA-15 e dados externos do Brasil - Imagem do artigo original

Imagem: Natalie Behring via valor.globo.com

Com os dois principais bancos centrais do mundo avaliando dados recentes antes de definir suas próximas ações, os números previstos para a semana devem fornecer pistas adicionais sobre o desempenho das maiores economias e sobre o comportamento da inflação.

Com informações de Valor Econômico

Disclaimer

As informações disponibilizadas no Portal Finanças e Futuro (https://financasefuturo.com.br) têm caráter exclusivamente informativo e educativo. Todo o conteúdo publicado reflete opiniões e análises baseadas em estudos e experiências pessoais, e não constitui recomendação formal de investimentos, consultoria financeira, contábil, jurídica ou qualquer outro tipo de aconselhamento profissional.

Reforçamos que o mercado financeiro envolve riscos e que cada leitor deve realizar sua própria análise, considerando seu perfil, objetivos e situação financeira, antes de tomar qualquer decisão. É altamente recomendável consultar um profissional devidamente certificado para obter orientações específicas.

O Finanças e Futuro e seus autores não se responsabilizam por quaisquer perdas, danos ou prejuízos decorrentes do uso das informações contidas neste site.

Ao acessar este blog, você concorda com os termos deste disclaimer.