...

Contratos para levar água e esgoto a todos já cobrem 68% dos municípios, aponta Abcon

Imagem destacada - Contratos para levar água e esgoto a todos já cobrem 68% dos municípios, aponta Abcon

AJUDE O PORTAL | COMPARTILHE EM SEUS GRUPOS

Anúncios
ArtigosGPT 2.0

Um levantamento da Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Água e Esgoto (Abcon) mostra que 68% das cidades brasileiras contam com contratos em vigor que preveem a universalização do abastecimento de água e da coleta de esgoto dentro dos prazos fixados pela Lei do Saneamento. São 3.814 municípios com metas contratadas, enquanto 1.756 ainda não dispõem de plano de investimento que assegure a cobertura total nos próximos anos.

Desempenho regional

Entre as cinco regiões, o Nordeste concentra o maior percentual de contratos, com 77% das prefeituras já comprometidas. Na sequência surgem Sul (71%), Sudeste (66%) e Centro-Oeste (64%). O Norte registra a menor participação: 39% das cidades contam com acordos para expansão dos serviços.

Leia Também  Critérios ESG ganham status estratégico na gestão de riscos corporativos

Avanço do setor privado

Desde 2019, ano anterior ao novo marco legal do saneamento, a presença da iniciativa privada se ampliou significativamente. O número de municípios com operação privada de abastecimento de água saltou 519%, chegando a 1.523. No esgotamento sanitário o crescimento foi ainda maior, de 797%, alcançando 1.740 localidades. Segundo a Abcon, a diferença se explica por projetos estaduais que transferem apenas a gestão de esgoto à iniciativa privada, mantendo o fornecimento de água sob responsabilidade de companhias públicas.

Projetos em estruturação

A entidade identificou 27 novos projetos em fase de modelagem, estimados em R$ 73,5 bilhões, com potencial de atender 28,1 milhões de pessoas em 945 municípios. A principal licitação aguardada para 2025 é a dos blocos de saneamento de Pernambuco, destacou a presidente-executiva da Abcon, Christianne Dias Ferreira.

Leia Também  Venezuela desloca embarcações para terminal de exportação de petróleo após envio de navios dos EUA ao Caribe

Grandes iniciativas planejadas em Rondônia, Goiás, Rio Grande do Norte e Paraíba devem ficar para 2026, informou a superintendente técnica Ilana Ferreira. Ela afirmou que a experiência de 2022 indica que o calendário eleitoral não deverá atrasar os cronogramas, tanto em projetos estaduais quanto em licitações municipais.

Contratos para levar água e esgoto a todos já cobrem 68% dos municípios, aponta Abcon - Imagem do artigo original

Imagem: Pedro França via valor.globo.com

Com informações de Valor Econômico

Anúncios
Teste o ArtigosGPT 2.0 gratuitamente em seu Blog

Disclaimer

As informações disponibilizadas no Portal Finanças e Futuro (https://financasefuturo.com.br) têm caráter exclusivamente informativo e educativo. Todo o conteúdo publicado reflete opiniões e análises baseadas em estudos e experiências pessoais, e não constitui recomendação formal de investimentos, consultoria financeira, contábil, jurídica ou qualquer outro tipo de aconselhamento profissional.

Reforçamos que o mercado financeiro envolve riscos e que cada leitor deve realizar sua própria análise, considerando seu perfil, objetivos e situação financeira, antes de tomar qualquer decisão. É altamente recomendável consultar um profissional devidamente certificado para obter orientações específicas.

O Finanças e Futuro e seus autores não se responsabilizam por quaisquer perdas, danos ou prejuízos decorrentes do uso das informações contidas neste site.

Ao acessar este blog, você concorda com os termos deste disclaimer.