...

Trump vê possibilidade de fim da guerra na Ucrânia, mas aponta impasse entre Putin e Zelenski

Imagem destacada - Trump vê possibilidade de fim da guerra na Ucrânia, mas aponta impasse entre Putin e Zelenski

AJUDE O PORTAL | COMPARTILHE EM SEUS GRUPOS

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta segunda-feira, 25, acreditar que o conflito entre Rússia e Ucrânia pode ser encerrado, porém destacou que persistem divergências pessoais e políticas entre os presidentes Vladimir Putin e Volodimir Zelenski durante as tratativas, que ainda ocorrem de forma indireta.

Em coletiva no Salão Oval, Trump afirmou não ter discutido garantias de segurança específicas para Kiev em eventual cessar-fogo, ressaltando que a Europa deverá exercer “papel significativo” no tema.

Conversas com Putin

O republicano relatou ter conversado com Putin após encontro recente com líderes europeus na Casa Branca. Segundo ele, o diálogo abordou “mísseis nucleares, energia nuclear no Alasca” e o desejo conjunto de “desnuclearização”.

Apesar do contato, Trump disse que o chefe do Kremlin “ainda está relutante” em se reunir com Zelenski, alegando que “não gosta dele”.

Envio de recursos à Ucrânia

Trump reforçou que Washington “não envia mais dinheiro” diretamente aos ucranianos. Em vez disso, explicou, os Estados Unidos vendem armamentos “pelo valor integral” à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), que posteriormente repassa os equipamentos para a Ucrânia.

Coreia do Norte também na agenda

Durante a mesma coletiva, o presidente norte-americano mencionou sua relação com o líder norte-coreano Kim Jong-un. “Espero me encontrar com ele algum dia. Estou ansioso. Me dou bem com ele”, afirmou.

Trump não detalhou datas ou locais para um eventual encontro com Kim, limitando-se a reiterar o bom relacionamento entre ambos.

Com informações de InfoMoney

Disclaimer

As informações disponibilizadas no Portal Finanças e Futuro (https://financasefuturo.com.br) têm caráter exclusivamente informativo e educativo. Todo o conteúdo publicado reflete opiniões e análises baseadas em estudos e experiências pessoais, e não constitui recomendação formal de investimentos, consultoria financeira, contábil, jurídica ou qualquer outro tipo de aconselhamento profissional.

Reforçamos que o mercado financeiro envolve riscos e que cada leitor deve realizar sua própria análise, considerando seu perfil, objetivos e situação financeira, antes de tomar qualquer decisão. É altamente recomendável consultar um profissional devidamente certificado para obter orientações específicas.

O Finanças e Futuro e seus autores não se responsabilizam por quaisquer perdas, danos ou prejuízos decorrentes do uso das informações contidas neste site.

Ao acessar este blog, você concorda com os termos deste disclaimer.