AJUDE O PORTAL | COMPARTILHE EM SEUS GRUPOS
A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) instaurou, nesta segunda-feira, 25, um processo administrativo para investigar possíveis práticas anticoncorrenciais da B3 (B3SA3). A autarquia quer apurar se a companhia criou obstáculos à instalação da Central de Serviços de Registro e Depósito aos Mercados Financeiro e de Capitais S.A. (CSD BR).
De acordo com parecer técnico, as ações atribuídas à B3 teriam elevado artificialmente barreiras à entrada e à expansão de concorrentes nos segmentos de registro e depósito de ativos, mantendo a bolsa em posição dominante na infraestrutura do mercado financeiro.
Conteúdo do Artigo
ToggleBarreiras operacionais
O Cade aponta que problemas de interoperabilidade entre sistemas transformaram-se em entrave operacional para outras empresas e, até o momento, impediram a entrada efetiva da CSD BR no mercado de depósito centralizado. Segundo a Superintendência-Geral, a B3 detém poder significativo nesses mercados e estaria exercendo essa posição de forma abusiva.
Práticas questionadas
Entre as condutas investigadas estão:
- venda casada e descontos condicionados (mixed bundling);
- cláusulas de exclusividade;
- mecanismos de fidelização de clientes;
- criação de barreiras artificiais à entrada de novos competidores.
Segundo o órgão, tais estratégias podem elevar custos para rivais, restringir a liberdade de escolha das instituições financeiras e de seus clientes e, consequentemente, limitar a concorrência.
Defesa da B3
Com a abertura do processo, a B3 tem 30 dias para apresentar defesa, indicar e justificar as provas que pretende produzir e, se desejar, apontar até três testemunhas para serem ouvidas na sede do Cade.
Imagem: infomoney.com.br
Estrutura da CSD BR
A CSD BR é controlada por Santander Corretora, BTG Pactual, Chicago Board Options Exchange (CBOE), Citi, UBS e Morgan Stanley. O presidente da companhia, Edivar Queiroz, afirmou que a empresa planeja ingressar no negócio de bolsa até 2027 e, até lá, trabalha no desenvolvimento da infraestrutura necessária.
Em dezembro de 2024, a registradora recebeu autorização do Banco Central para operar um sistema de liquidação e exercer a atividade de depósito centralizado de ativos financeiros.
Com informações de InfoMoney
UTILIZE NOSSAS CALCULADORAS GRATUITAS
Calculadora Simulação de Empréstimos e Financiamentos - Gratuita
Calculadora Simulação de Investimentos - Gratuita
Calculadora de Correção de Valores - IGP-M - IPCA - SELIC - Gratuita