INSS Orienta Beneficiários sobre Verificação e Ressarcimento de Descontos Indevidos​

INSS Orienta Beneficiários sobre Verificação e Ressarcimento de Descontos Indevidos​

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou orientações para aposentados e pensionistas que desejam verificar e solicitar ressarcimento de descontos de mensalidades associativas não autorizados em seus benefícios.​

Como Verificar Descontos no Benefício

Para identificar se houve descontos indevidos, os beneficiários devem acessar o site ou aplicativo Meu INSS com login e senha. Após o acesso, é necessário clicar em “Consultar Benefício” e, em seguida, em “Extrato de Pagamento”. Na tabela exibida, constarão os valores descontados, se houver.

Solicitação de Ressarcimento

Caso identifique descontos não autorizados, o beneficiário deve entrar em contato com a entidade responsável pelo desconto por meio do número 0800 disponível ao lado do nome da entidade no contracheque. Se preferir, pode enviar um e-mail para relatando o ocorrido.

Além disso, é recomendável registrar reclamações sobre descontos não autorizados no Portal do Consumidor (www.consumidor.gov.br) e na Ouvidoria do INSS, através da Plataforma Fala BR (falabr.cgu.gov.br/web/home).

Leia Também  Selic sobe para 14,25% ao ano: o que motivou o novo aumento?

Exclusão de Descontos Futuramente

Para evitar novos descontos não autorizados, o INSS disponibiliza a opção de exclusão automática de mensalidades associativas pelo Meu INSS. O procedimento pode ser realizado no site ou aplicativo, acessando a opção “Novo Pedido” e buscando por “Excluir mensalidade”. O sistema guiará o usuário pelas etapas necessárias.

O INSS reforça a importância de os beneficiários monitorarem regularmente seus extratos de pagamento para garantir que apenas descontos autorizados estejam sendo aplicados.

Disclaimer

As informações disponibilizadas no Portal Finanças e Futuro (https://financasefuturo.com.br) têm caráter exclusivamente informativo e educativo. Todo o conteúdo publicado reflete opiniões e análises baseadas em estudos e experiências pessoais, e não constitui recomendação formal de investimentos, consultoria financeira, contábil, jurídica ou qualquer outro tipo de aconselhamento profissional.

Reforçamos que o mercado financeiro envolve riscos e que cada leitor deve realizar sua própria análise, considerando seu perfil, objetivos e situação financeira, antes de tomar qualquer decisão. É altamente recomendável consultar um profissional devidamente certificado para obter orientações específicas.

O Finanças e Futuro e seus autores não se responsabilizam por quaisquer perdas, danos ou prejuízos decorrentes do uso das informações contidas neste site.

Ao acessar este blog, você concorda com os termos deste disclaimer.