AJUDE O PORTAL | COMPARTILHE EM SEUS GRUPOS
O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, afirmou nesta terça-feira, 19 de agosto de 2025, que o projeto de lei que amplia a faixa de isenção do Imposto de Renda (IR) deve ser votado e aprovado “nas próximas semanas”. A declaração foi feita durante evento do Santander, em São Paulo.
Alckmin destacou que a proposta prevê compensações de aproximadamente R$ 27 bilhões para a perda de arrecadação e avaliou que há condições políticas para a matéria avançar antes que o calendário eleitoral ganhe força.
Conteúdo do Artigo
ToggleReformas concentradas no primeiro ano
Questionado sobre a agenda econômica no restante do governo, o vice-presidente lembrou que reformas estruturantes costumam ter mais chances de aprovação no início do mandato. “Se não tivesse passado a reforma tributária no primeiro ano, não passava mais”, disse, ao considerar que o clima de campanha tende a dificultar novas votações relevantes até 2026.
Para Alckmin, apesar do ambiente mais restrito, ainda é possível levar adiante a reforma administrativa. “Precisamos ter cultura contra privilégio e desperdício”, afirmou.
Foco no ajuste fiscal
O vice-presidente classificou o ajuste das contas públicas como “obra interminável” e defendeu a realização de superávits primários para reduzir a relação dívida/PIB. Segundo ele, a discussão fiscal não deveria ser ideológica. “É questão de saber fazer conta”, afirmou, ao lembrar que o cenário internacional projeta menor crescimento econômico.
Imagem: Brenno Carvalho via valor.globo.com
Alckmin reiterou que o crescimento sustentado da economia é fundamental para melhorar os indicadores fiscais, ao mesmo tempo em que ressaltou a necessidade de manter o controle sobre gastos.
Com informações de Valor Econômico
UTILIZE NOSSAS CALCULADORAS GRATUITAS
Calculadora Simulação de Empréstimos e Financiamentos - Gratuita
Calculadora Simulação de Investimentos - Gratuita
Calculadora de Correção de Valores - IGP-M - IPCA - SELIC - Gratuita