...

Alckmin prevê aprovação da ampliação da isenção do IR nas próximas semanas e admite agenda econômica mais enxuta até 2026

Imagem destacada - Alckmin prevê aprovação da ampliação da isenção do IR nas próximas semanas e admite agenda econômica mais enxuta até 2026

AJUDE O PORTAL | COMPARTILHE EM SEUS GRUPOS

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, afirmou nesta terça-feira, 19 de agosto de 2025, que o projeto de lei que amplia a faixa de isenção do Imposto de Renda (IR) deve ser votado e aprovado “nas próximas semanas”. A declaração foi feita durante evento do Santander, em São Paulo.

Alckmin destacou que a proposta prevê compensações de aproximadamente R$ 27 bilhões para a perda de arrecadação e avaliou que há condições políticas para a matéria avançar antes que o calendário eleitoral ganhe força.

Reformas concentradas no primeiro ano

Questionado sobre a agenda econômica no restante do governo, o vice-presidente lembrou que reformas estruturantes costumam ter mais chances de aprovação no início do mandato. “Se não tivesse passado a reforma tributária no primeiro ano, não passava mais”, disse, ao considerar que o clima de campanha tende a dificultar novas votações relevantes até 2026.

Para Alckmin, apesar do ambiente mais restrito, ainda é possível levar adiante a reforma administrativa. “Precisamos ter cultura contra privilégio e desperdício”, afirmou.

Foco no ajuste fiscal

O vice-presidente classificou o ajuste das contas públicas como “obra interminável” e defendeu a realização de superávits primários para reduzir a relação dívida/PIB. Segundo ele, a discussão fiscal não deveria ser ideológica. “É questão de saber fazer conta”, afirmou, ao lembrar que o cenário internacional projeta menor crescimento econômico.

Alckmin prevê aprovação da ampliação da isenção do IR nas próximas semanas e admite agenda econômica mais enxuta até 2026 - Imagem do artigo original

Imagem: Brenno Carvalho via valor.globo.com

Alckmin reiterou que o crescimento sustentado da economia é fundamental para melhorar os indicadores fiscais, ao mesmo tempo em que ressaltou a necessidade de manter o controle sobre gastos.

Com informações de Valor Econômico

Disclaimer

As informações disponibilizadas no Portal Finanças e Futuro (https://financasefuturo.com.br) têm caráter exclusivamente informativo e educativo. Todo o conteúdo publicado reflete opiniões e análises baseadas em estudos e experiências pessoais, e não constitui recomendação formal de investimentos, consultoria financeira, contábil, jurídica ou qualquer outro tipo de aconselhamento profissional.

Reforçamos que o mercado financeiro envolve riscos e que cada leitor deve realizar sua própria análise, considerando seu perfil, objetivos e situação financeira, antes de tomar qualquer decisão. É altamente recomendável consultar um profissional devidamente certificado para obter orientações específicas.

O Finanças e Futuro e seus autores não se responsabilizam por quaisquer perdas, danos ou prejuízos decorrentes do uso das informações contidas neste site.

Ao acessar este blog, você concorda com os termos deste disclaimer.