...

Alemão Vincent Keymer, 20, supera indianos em Chennai e estreia no top 10 do xadrez mundial

AJUDE O PORTAL | COMPARTILHE EM SEUS GRUPOS

Anúncios
ArtigosGPT 2.0

O grande mestre alemão Vincent Keymer, de 20 anos, conquistou no último fim de semana o torneio Quantbox GM, disputado em Chennai, principal polo do xadrez indiano. Com atuação invicta e performance de 2.917 pontos, o jovem abriu dois pontos de vantagem sobre o vice-líder e garantiu lugar entre os 10 melhores do ranking mundial da Fide, ultrapassando a barreira dos 2.750 pontos de rating.

A vitória ganha peso adicional porque a Índia domina o cenário desde 2024, quando suas seleções masculina e feminina levaram ouro na Olimpíada de Budapeste e Dommaraju Gukesh se tornou campeão mundial mais jovem da história, aos 18 anos. Em Chennai, porém, o favorito local Arjun Erigaisi, número 4 do mundo na lista ao vivo, terminou em terceiro e caiu para a sétima posição.

Enquanto isso, Gukesh disputava o St. Louis Rapid & Blitz, nos Estados Unidos, e ficou longe dos líderes Levon Aronian e Fabiano Caruana. O indiano atravessa fase irregular no Grand Chess Tour e precisa vencer a etapa principal, a Sinquefield Cup – que começa nesta segunda-feira às 19h (BST) e distribui US$ 350 mil –, para alcançar a final do circuito.

Marca histórica para a Alemanha

Keymer é o primeiro alemão a entrar no top 10 desde Robert Hübner, que chegou ao terceiro lugar em 1980. O triunfo em Chennai sucede outro resultado expressivo: em fevereiro, o grande mestre levou o Weissenhaus Freestyle Grand Slam, prêmio de US$ 200 mil, superando Magnus Carlsen na semifinal e Caruana na final.

Filho de músicos que vivem a cerca de uma hora de Frankfurt, o enxadrista optou por concluir os estudos regulares antes de se dedicar integralmente ao tabuleiro, ritmo que retardou sua ascensão em comparação a rivais indianos e uzbeques. Pianista premiado na infância, hoje ele apenas ouve música para relaxar durante os torneios.

Com orientação do treinador Peter Leko, Keymer mescla um estilo clássico de referência em jogos do passado com uso intensivo de análises por computador. Seu próximo objetivo é garantir vaga no Torneio de Candidatos de 2026 – via Grand Swiss da Fide, Copa do Mundo ou outro critério – para tentar desafiar Gukesh pelo título mundial.

O prodígio despontou em 2018, aos 13 anos, ao vencer o Grenke Open com performance de 2.796 pontos, superando 49 grandes mestres. Desde então, especialistas acompanham seu progresso na expectativa de que ele possa recolocar a Alemanha na disputa pelo topo do xadrez internacional.

Com informações de Financial Times

Anúncios
Teste o ArtigosGPT 2.0 gratuitamente em seu Blog

Disclaimer

As informações disponibilizadas no Portal Finanças e Futuro (https://financasefuturo.com.br) têm caráter exclusivamente informativo e educativo. Todo o conteúdo publicado reflete opiniões e análises baseadas em estudos e experiências pessoais, e não constitui recomendação formal de investimentos, consultoria financeira, contábil, jurídica ou qualquer outro tipo de aconselhamento profissional.

Reforçamos que o mercado financeiro envolve riscos e que cada leitor deve realizar sua própria análise, considerando seu perfil, objetivos e situação financeira, antes de tomar qualquer decisão. É altamente recomendável consultar um profissional devidamente certificado para obter orientações específicas.

O Finanças e Futuro e seus autores não se responsabilizam por quaisquer perdas, danos ou prejuízos decorrentes do uso das informações contidas neste site.

Ao acessar este blog, você concorda com os termos deste disclaimer.