AJUDE O PORTAL | COMPARTILHE EM SEUS GRUPOS
A Pesquisa de Economia Bancária e Expectativas da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) de agosto mostra que as instituições financeiras seguem estimando crescimento de 8,7% no estoque de crédito em todo o país em 2025. A projeção é a mesma divulgada em julho, quando havia sido elevada de 8,5%.
Dados do Banco Central apontam que, em junho, o crédito avançava 10,7% em 12 meses. Dessa forma, os bancos preveem desaceleração no segundo semestre para que o resultado anual converja aos 8,7% esperados.
Conteúdo do Artigo
ToggleEvolução por modalidade
Para as operações com recursos livres, a expectativa passou de 8,2% em julho para 8,1% em agosto. Já nas carteiras com recursos direcionados, a previsão subiu de 9,3% para 9,6%.
Dentro do crédito direcionado, o segmento de pessoa jurídica (PJ) teve a maior revisão, de 10,1% para 10,9%. No crédito livre para empresas, a projeção recuou de 6,1% para 5,9%. Entre as pessoas físicas (PF), o crédito direcionado permaneceu em 9,1%, enquanto o livre foi ajustado de 9,5% para 9,7%.
Segundo a Febraban, o incremento nas operações PJ direcionadas reflete o impacto de programas públicos de financiamento. Já o menor dinamismo do crédito livre às empresas é atribuído a condições financeiras mais apertadas e à concorrência com linhas direcionadas e emissões no mercado de capitais.
Imagem: Daniel Dan via valor.globo.com
Inadimplência
A pesquisa também indica manutenção da projeção de inadimplência nas carteiras com recursos livres em 5,0% ao fim do ano, mesmo patamar registrado pelo Banco Central em junho.
De acordo com Rubens Sardenberg, diretor de Economia, Regulação Prudencial e Riscos da Febraban, as expectativas para a economia e para o crédito mostram sinal de consolidação, com estabilidade na previsão agregada de 8,7%, apesar de ajustes entre as diferentes modalidades.
Com informações de Valor Econômico
UTILIZE NOSSAS CALCULADORAS GRATUITAS
Calculadora Simulação de Empréstimos e Financiamentos - Gratuita
Calculadora Simulação de Investimentos - Gratuita
Calculadora de Correção de Valores - IGP-M - IPCA - SELIC - Gratuita