AJUDE O PORTAL | COMPARTILHE EM SEUS GRUPOS
A retração de 20,27% no preço da batata-inglesa representou a maior contribuição negativa individual para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de julho, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O item puxou o indicador para baixo em 0,04 ponto percentual, dentro da variação de 0,26% registrada no mês.
Outros produtos e serviços que ajudaram a conter o índice foram a gasolina, com recuo que retirou 0,03 ponto percentual; a cebola e o arroz, ambos com redução de 0,02 ponto; e o automóvel novo, também com impacto negativo de 0,02 ponto percentual.
Na direção oposta, a energia elétrica residencial aumentou 3,04% e exerceu o principal peso de alta, adicionando 0,12 ponto percentual ao IPCA de julho. A lista de pressões de alta inclui ainda passagem aérea (0,10 ponto), jogos de azar (0,05 ponto), lanche fora de casa (0,04 ponto), conserto de automóvel (0,02 ponto) e refeição fora de casa (0,02 ponto).
Com os movimentos divergentes de preços, o IPCA fechou julho em 0,26%, refletindo tanto os alívios vindos de importantes itens da cesta de consumo quanto os acréscimos em energia e serviços.
Imagem: infomoney.com.br
Com informações de InfoMoney


