AJUDE O PORTAL | COMPARTILHE EM SEUS GRUPOS
São Paulo — A BRL Trust enviou notificação à securitizadora Virgo pedindo esclarecimentos sobre notícias que apontam uma suposta crise de governança na companhia.
A solicitação foi divulgada em fato relevante na última quarta-feira (22). A BRL Trust atua como gestora e administradora do Allocation, fundo de investimento em crédito privado estruturado pela própria Virgo.
Conteúdo do Artigo
ToggleUso de fundos de reserva
O questionamento ganhou força depois de o Allocation aplicar recursos de fundos de reserva — vinculados a outros certificados de recebíveis imobiliários (CRIs) e certificados de recebíveis do agronegócio (CRAs) — em um CRI da Cedro. Esses fundos de reserva funcionam como “colchão de segurança” das operações e, segundo práticas de mercado, devem ser investidos apenas em ativos de alta liquidez para estarem disponíveis imediatamente, se necessário.
No mercado, é comum que o montante do fundo de reserva corresponda a até três parcelas mensais dos pagamentos aos investidores. Esses recursos integram o patrimônio separado de cada operação e não devem se misturar a outros ativos.
Posicionamento da Virgo
Em nota, a Virgo declarou que nenhuma lei ou norma de mercado foi descumprida e garantiu que não houve prejuízo aos parceiros. A empresa informou ainda que os fundos de reserva seguem segregados “de forma adequada” conforme determinam as regras do setor.
Imagem: Pixabay via valor.globo.com
A securitizadora acrescentou que, desde sua fundação, já estruturou mais de 900 operações sem registro de atuação irregular.
Com informações de Valor Econômico
UTILIZE NOSSAS CALCULADORAS GRATUITAS
Calculadora Simulação de Empréstimos e Financiamentos - Gratuita
Calculadora Simulação de Investimentos - Gratuita
Calculadora de Correção de Valores - IGP-M - IPCA - SELIC - Gratuita