AJUDE O PORTAL | COMPARTILHE EM SEUS GRUPOS
O site do Escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos (USTR), que recebe manifestações públicas sobre processos de comércio exterior, passou a exibir dezenas de mensagens políticas, patrióticas e até jocosas relacionadas à investigação aberta contra o Brasil.
Desde 9 de julho, quando o então presidente Donald Trump anunciou a aplicação de tarifa de 50% a determinados produtos brasileiros e informou a abertura de um inquérito baseado na Seção 301 da Lei de Comércio dos EUA, o endereço eletrônico reúne 155 comentários de internautas. A apuração norte-americana alcança temas como sistema financeiro — incluindo o Pix —, comércio digital, desmatamento, combate à corrupção e direitos de propriedade intelectual.
Entre as manifestações, foram registrados nomes de “organizações” como Aqui é Brasil e Respect our Brazil, ambas pedindo respeito à soberania nacional. Há também contribuições que se apresentam como Não quero perder meu emprego (arquiteto de software), Bolsonaro Preso, assinada por “Familícia na cadeia”, e Associação dos chuveiros queimados, que inclui a imagem de uma ducha com fios esfumaçados.
Outros comentários destacam a plataforma de pagamentos instantâneos brasileira. Uma participante identificada como Cythia Miavarra escreveu “Pix is superior”, enquanto Jacielly Santos enviou “None, but you say its Pix”. Segundo levantamento na página, pelo menos duas dezenas de mensagens têm teor claramente político.
Alguns usuários optaram por referências culturais. Uma das submissões utiliza o nome da ex-chacrete Rita Cadillac; outra, intitulada Pois são comédia, também não apresenta documentação anexa. Em um dos arquivos enviados, aparece um cartaz com a foto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a frase: “Esse país tem lei, tem regra e tem um dono, chamado povo brasileiro”, acompanhada da inscrição “Brasil Soberano”.
Imagem: infomoney.com.br
O governo brasileiro respondeu oficialmente ao USTR na segunda-feira (data não informada no site) com uma carta que trata dos questionamentos levantados pela investigação.
Com informações de InfoMoney
UTILIZE NOSSAS CALCULADORAS GRATUITAS
Calculadora Simulação de Empréstimos e Financiamentos - Gratuita
Calculadora Simulação de Investimentos - Gratuita
Calculadora de Correção de Valores - IGP-M - IPCA - SELIC - Gratuita