...

Contas já consomem 70,5% da renda dos brasileiros, indica Serasa Experian

Imagem destacada - Contas já consomem 70,5% da renda dos brasileiros, indica Serasa Experian

AJUDE O PORTAL | COMPARTILHE EM SEUS GRUPOS

Um levantamento da Serasa Experian mostra que 70,5% da renda mensal dos consumidores do país está comprometida com despesas já assumidas, como dívidas bancárias, faturas de cartão de crédito, contas de energia elétrica e serviços de internet, entre outras.

Com esse nível de comprometimento, restam, em média, R$ 968,00 para novas despesas a cada mês.

Impacto maior nas faixas de menor renda

O estudo revela que o peso das obrigações financeiras é inversamente proporcional à renda. Entre quem ganha até um salário mínimo, 90,1% dos ganhos já estão destinados a pagamentos. Na outra ponta, consumidores com rendimentos acima de dez salários mínimos comprometem 58,2% de sua renda, o percentual mais baixo entre todas as faixas analisadas.

Tendência de queda, mas inadimplência ainda preocupa

Desde 2022, a parcela da renda comprometida vem recuando: era 72,3% naquele ano, caiu para 72% em 2023, passou para 70,9% em 2024 e chegou aos atuais 70,5%.

Segundo Eduardo Mônaco, vice-presidente de crédito e plataformas da Serasa Experian, elementos como aquecimento do mercado de trabalho e políticas de estímulo à renda podem explicar a redução. Ele ressalta, porém, que o incremento da renda “não tem contribuído para conter a elevação da inadimplência no país”.

Com informações de InfoMoney

Disclaimer

As informações disponibilizadas no Portal Finanças e Futuro (https://financasefuturo.com.br) têm caráter exclusivamente informativo e educativo. Todo o conteúdo publicado reflete opiniões e análises baseadas em estudos e experiências pessoais, e não constitui recomendação formal de investimentos, consultoria financeira, contábil, jurídica ou qualquer outro tipo de aconselhamento profissional.

Reforçamos que o mercado financeiro envolve riscos e que cada leitor deve realizar sua própria análise, considerando seu perfil, objetivos e situação financeira, antes de tomar qualquer decisão. É altamente recomendável consultar um profissional devidamente certificado para obter orientações específicas.

O Finanças e Futuro e seus autores não se responsabilizam por quaisquer perdas, danos ou prejuízos decorrentes do uso das informações contidas neste site.

Ao acessar este blog, você concorda com os termos deste disclaimer.