...

Recusa de Lisa Cook a deixar diretoria do Fed “endossa acusação de fraude”, diz secretário de Comércio dos EUA

Imagem destacada - Recusa de Lisa Cook a deixar diretoria do Fed “endossa acusação de fraude”, diz secretário de Comércio dos EUA

AJUDE O PORTAL | COMPARTILHE EM SEUS GRUPOS

O secretário de Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick, afirmou nesta terça-feira (26) à emissora CNBC que a decisão da diretora do Federal Reserve Lisa Cook de permanecer no cargo fortalece as suspeitas de que ela teria praticado fraude hipotecária.

Na noite de segunda-feira, o presidente Donald Trump publicou na rede Truth Social uma carta em que anuncia a demissão de Cook “com efeito imediato”, alegando justa causa — dispositivo normalmente aplicado em casos de má conduta, incompetência ou irregularidades. Jamais um presidente norte-americano destituiu um dirigente do Fed desde a criação do banco central.

“Uma diretora do Fed assina o próprio nome e comete fraude hipotecária. O bandido sempre diz: ‘Não vou a lugar nenhum’”, declarou Lutnick ao programa Squawk Box. Segundo ele, se o crime for comprovado, Cook deveria “ser respeitosa com os Estados Unidos e com o Fed” e deixar o posto, “rezando para que a polícia não a siga”.

Em resposta, Lisa Cook afirmou que não pretende renunciar e que continuará exercendo normalmente suas funções. A avaliação predominante nos mercados é de que Trump não dispõe de base legal clara para afastá-la. O advogado Abbe Lowell representa a diretora na disputa, que pode chegar à Suprema Corte.

Lutnick disse não saber quem teria autoridade para suspender o salário de Cook ou impedi-la de acessar fisicamente as instalações do Fed, mas reforçou o questionamento central: “Ela cometeu fraude hipotecária? Saia da cadeira e vá embora. Você não merece estar lá se cometeu fraude”. O secretário acrescentou que, confirmada a infração, a economista “deveria ser presa”.

Recusa de Lisa Cook a deixar diretoria do Fed “endossa acusação de fraude”, diz secretário de Comércio dos EUA - Imagem do artigo original

Imagem: Ben Curtis via valor.globo.com

Questionado sobre uma eventual tentativa de Trump de demitir o presidente do Fed, Jerome Powell, Lutnick classificou o cenário como “hipotético” e afirmou que um caso desse tipo ficaria a cargo do Departamento de Justiça.

Com informações de Valor Econômico

Disclaimer

As informações disponibilizadas no Portal Finanças e Futuro (https://financasefuturo.com.br) têm caráter exclusivamente informativo e educativo. Todo o conteúdo publicado reflete opiniões e análises baseadas em estudos e experiências pessoais, e não constitui recomendação formal de investimentos, consultoria financeira, contábil, jurídica ou qualquer outro tipo de aconselhamento profissional.

Reforçamos que o mercado financeiro envolve riscos e que cada leitor deve realizar sua própria análise, considerando seu perfil, objetivos e situação financeira, antes de tomar qualquer decisão. É altamente recomendável consultar um profissional devidamente certificado para obter orientações específicas.

O Finanças e Futuro e seus autores não se responsabilizam por quaisquer perdas, danos ou prejuízos decorrentes do uso das informações contidas neste site.

Ao acessar este blog, você concorda com os termos deste disclaimer.