...

Corte de apelação dos EUA autoriza Trump a manter suspensão de ajuda externa

Imagem destacada - Corte de apelação dos EUA autoriza Trump a manter suspensão de ajuda externa

AJUDE O PORTAL | COMPARTILHE EM SEUS GRUPOS

Washington (EUA) – Um painel do Tribunal de Apelações dos Estados Unidos para o Circuito do Distrito de Columbia derrubou nesta quarta-feira uma liminar que obrigava o Departamento de Estado a continuar pagamentos de ajuda externa previamente aprovados pelo Congresso. A decisão, tomada por dois votos a um, representa uma vitória para o presidente Donald Trump.

Os magistrados entenderam que a instância inferior se equivocou ao determinar o restabelecimento imediato dos repasses. Com a nova ordem, o governo pode manter a interrupção de recursos enquanto o mérito do caso segue em análise.

Trump decretou em 20 de janeiro – dia em que tomou posse para um segundo mandato – uma pausa de 90 dias em toda a assistência internacional. Após o anúncio, a administração iniciou movimentos para esvaziar a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), colocando grande parte dos funcionários em licença e avaliando integrar o órgão, até então autônomo, ao Departamento de Estado.

A Coalizão de Defesa da Vacina contra a AIDS e a Rede para o Desenvolvimento do Jornalismo, organizações sem fins lucrativos que recebem verbas federais, contestaram judicialmente o congelamento, alegando ilegalidade na manobra do Executivo.

Em nota, um porta-voz do Escritório de Gestão e Orçamento (OMB) declarou que a decisão impede “grupos radicais de esquerda financiados por dinheiro obscuro” de atrapalhar a capacidade do presidente de administrar a ajuda externa de acordo com as diretrizes “America First”.

Com o veredito, os recursos seguem bloqueados até nova deliberação judicial.

Com informações de InfoMoney

Disclaimer

As informações disponibilizadas no Portal Finanças e Futuro (https://financasefuturo.com.br) têm caráter exclusivamente informativo e educativo. Todo o conteúdo publicado reflete opiniões e análises baseadas em estudos e experiências pessoais, e não constitui recomendação formal de investimentos, consultoria financeira, contábil, jurídica ou qualquer outro tipo de aconselhamento profissional.

Reforçamos que o mercado financeiro envolve riscos e que cada leitor deve realizar sua própria análise, considerando seu perfil, objetivos e situação financeira, antes de tomar qualquer decisão. É altamente recomendável consultar um profissional devidamente certificado para obter orientações específicas.

O Finanças e Futuro e seus autores não se responsabilizam por quaisquer perdas, danos ou prejuízos decorrentes do uso das informações contidas neste site.

Ao acessar este blog, você concorda com os termos deste disclaimer.