...

Especialistas apontam ampliação do financiamento privado como obstáculo central rumo à COP30

Imagem destacada - Especialistas apontam ampliação do financiamento privado como obstáculo central rumo à COP30

AJUDE O PORTAL | COMPARTILHE EM SEUS GRUPOS

Reunidos nesta quinta-feira (21), em São Paulo, durante o terceiro seminário do projeto COP30 Amazônia, especialistas alertaram que atrair mais capital do setor privado é o principal desafio para viabilizar o aporte anual de US$ 1,3 trilhão em ações de mitigação e adaptação climática até 2035.

Ivy Figueroa, senior investment officer da International Finance Corporation (IFC), lembrou que a instituição já apoia iniciativas bem-sucedidas — como linhas de crédito para agricultura sustentável e emissões de títulos voltados à preservação da biodiversidade na Colômbia —, mas ressaltou que a escala dessas operações ainda é limitada. “Minha expectativa é que o setor privado amplie seu comprometimento em direção à descarbonização a partir da COP30, em Belém, em novembro”, afirmou.

Na mesma linha, Marina Grossi, presidente do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), defendeu protagonismo empresarial na conferência que vem sendo tratada pelo governo como a “COP da implementação”. Segundo ela, a percepção de caos no debate climático é positiva, pois indica maior engajamento de empresas e sociedade. “Está acontecendo muita coisa abaixo do radar; a questão é como dar escala e apresentar o retrato correto”, disse.

Grossi destacou que o tema climático deixou de ser apenas ambiental e tornou-se fator competitivo: 56% dos empresários ouvidos pelo CEBDS declaram atuar na agenda justamente por competitividade. Para a dirigente, a COP30 deve priorizar a execução dos compromissos já assumidos, incluindo a operacionalização do mercado global de carbono. “Não podemos fazer nenhum planejamento que não atraia investimento estrangeiro”, acrescentou, defendendo a construção de um ambiente regulatório que traga capital ao País.

Especialistas apontam ampliação do financiamento privado como obstáculo central rumo à COP30 - Imagem do artigo original

Imagem: valor.globo.com

O seminário integra o projeto COP30 Amazônia, realizado pelos jornais Valor Econômico e O Globo e pela rádio CBN. A iniciativa tem patrocínio master da Eletrobras; patrocínio de JBS, Vale e Philip Morris Brasil; apoio do Governo do Acre, BNDES, Governo do Pará, Suzano e Vivo; e parceria institucional do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri).

Com informações de Valor Econômico

Disclaimer

As informações disponibilizadas no Portal Finanças e Futuro (https://financasefuturo.com.br) têm caráter exclusivamente informativo e educativo. Todo o conteúdo publicado reflete opiniões e análises baseadas em estudos e experiências pessoais, e não constitui recomendação formal de investimentos, consultoria financeira, contábil, jurídica ou qualquer outro tipo de aconselhamento profissional.

Reforçamos que o mercado financeiro envolve riscos e que cada leitor deve realizar sua própria análise, considerando seu perfil, objetivos e situação financeira, antes de tomar qualquer decisão. É altamente recomendável consultar um profissional devidamente certificado para obter orientações específicas.

O Finanças e Futuro e seus autores não se responsabilizam por quaisquer perdas, danos ou prejuízos decorrentes do uso das informações contidas neste site.

Ao acessar este blog, você concorda com os termos deste disclaimer.