AJUDE O PORTAL | COMPARTILHE EM SEUS GRUPOS
Washington (EUA) – O presidente do Federal Reserve de St. Louis, Alberto Musalem, afirmou nesta quinta-feira (10) que um corte de 0,5 ponto percentual na taxa básica de juros dos Estados Unidos, em setembro, não se justifica diante do atual quadro econômico do país.
Em entrevista à CNBC, o dirigente lembrou que a economia opera “próxima ao pleno emprego”, enquanto a inflação permanece acima da meta de 2%. Musalem acrescentou que as empresas estão conseguindo se ajustar às tarifas impostas recentemente, fator que, para ele, reduz a necessidade de uma ação mais agressiva de política monetária.
As declarações vieram após a divulgação de dados de julho que apontaram avanço dos preços ao produtor acima do previsto. Na mesma semana, o secretário do Tesouro, Scott Bessent, sugeriu que os números sólidos do mercado de trabalho poderiam abrir espaço para um corte maior nos juros.
Musalem reconheceu que vê riscos crescentes para o emprego, mas avaliou que “ainda estamos no início do período em que as tarifas podem influenciar os preços”, indicando a probabilidade de pressões inflacionárias persistirem por mais tempo do que o estimado.
Imagem: REUTERS via infomoney.com.br
Com informações de InfoMoney
UTILIZE NOSSAS CALCULADORAS GRATUITAS
Calculadora Simulação de Empréstimos e Financiamentos - Gratuita
Calculadora Simulação de Investimentos - Gratuita
Calculadora de Correção de Valores - IGP-M - IPCA - SELIC - Gratuita