...

Eletrobras expande uso de inteligência artificial da C3 AI em toda a rede de transmissão

Imagem destacada - Eletrobras expande uso de inteligência artificial da C3 AI em toda a rede de transmissão

AJUDE O PORTAL | COMPARTILHE EM SEUS GRUPOS

Anúncios
ArtigosGPT 2.0

SÃO PAULO – A Eletrobras firmou parceria com a norte-americana C3 AI para aplicar inteligência artificial em todos os seus ativos de transmissão de energia, ampliando um projeto piloto iniciado no ano passado em dez subestações.

Com o uso da plataforma C3 AI Grid Intelligence, a companhia pretende monitorar e corrigir falhas em tempo real em uma malha de 74 mil quilômetros de linhas, equivalente a 37% do Sistema Interligado Nacional (SIN). O valor do contrato não foi informado.

Segundo as empresas, o sistema identifica alarmes, agrupa incidentes, determina equipamentos afetados e oferece suporte à decisão em menos de dez segundos – processo que antes podia levar de alguns minutos a horas.

“Estamos modernizando processos críticos de monitoramento da rede, o que nos permite responder a incidentes de forma mais eficaz e ágil, garantindo estabilidade e disponibilidade do sistema”, declarou Pablo Flores, gerente executivo de Proteção, Automação e Controle de Sistemas de Operação da Eletrobras.

A elétrica também passou a utilizar outra solução da C3 AI para automatizar a elaboração de relatórios operacionais, liberando equipes para tarefas de maior valor agregado.

Thomas M. Siebel, presidente do conselho e CEO da C3 AI, afirmou que a cooperação reforça o papel da empresa no fornecimento de tecnologia para infraestrutura crítica e destacou que a expansão e resiliência dos sistemas de energia continuam como prioridade para a companhia.

O investimento em redes elétricas se torna cada vez mais relevante globalmente diante da diversificação das matrizes de geração e da necessidade de reforço contra eventos climáticos extremos. No Brasil, um dos principais desafios é o fogo próximo a linhas e subestações: em 2023, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) registrou 931 desligamentos de linhas da rede básica provocados por queimadas.

Com informações de InfoMoney

Anúncios
ArtigosGPT 2.0

Disclaimer

As informações disponibilizadas no Portal Finanças e Futuro (https://financasefuturo.com.br) têm caráter exclusivamente informativo e educativo. Todo o conteúdo publicado reflete opiniões e análises baseadas em estudos e experiências pessoais, e não constitui recomendação formal de investimentos, consultoria financeira, contábil, jurídica ou qualquer outro tipo de aconselhamento profissional.

Reforçamos que o mercado financeiro envolve riscos e que cada leitor deve realizar sua própria análise, considerando seu perfil, objetivos e situação financeira, antes de tomar qualquer decisão. É altamente recomendável consultar um profissional devidamente certificado para obter orientações específicas.

O Finanças e Futuro e seus autores não se responsabilizam por quaisquer perdas, danos ou prejuízos decorrentes do uso das informações contidas neste site.

Ao acessar este blog, você concorda com os termos deste disclaimer.