AJUDE O PORTAL | COMPARTILHE EM SEUS GRUPOS
A Embraer pretende eliminar completamente a tarifa de importação aplicada aos seus aviões pelos Estados Unidos. A informação foi confirmada pelo diretor-presidente da companhia, Francisco Gomes Neto, que afirmou estar “otimista” quanto à possibilidade de zerar a alíquota, atualmente em 10%.
“O acordo fechado com o Reino Unido já trouxe a tarifa de volta para zero; a Embraer ainda paga 10%. Em algum momento isso deve ser ajustado”, declarou o executivo durante cerimônia de premiação realizada em 19 de agosto, quando a fabricante ficou em quarto lugar no ranking geral e venceu a categoria Bens de Capital.
Segundo Gomes Neto, a lista de mais de 700 exceções ao aumento tarifário norte-americano — que inicialmente elevaria a taxação a 50% — foi resultado de negociações entre o Governo Federal brasileiro e autoridades dos EUA. A Embraer, contudo, também atuou nos bastidores para mostrar a “formadores de opinião” da Casa Branca e do Departamento do Tesouro a relevância econômica de sua cadeia produtiva para a indústria aeroespacial norte-americana.
O executivo destacou que a empresa gera empregos indiretos nos Estados Unidos ao comprar equipamentos de fornecedores locais e que novos investimentos estão programados para os próximos anos. “Os aviões da Embraer são importantes e movimentam grande parte da cadeia de suprimentos americana”, afirmou.
Imagem: valor.globo.com
Com informações de Valor Econômico
UTILIZE NOSSAS CALCULADORAS GRATUITAS
Calculadora Simulação de Empréstimos e Financiamentos - Gratuita
Calculadora Simulação de Investimentos - Gratuita
Calculadora de Correção de Valores - IGP-M - IPCA - SELIC - Gratuita