...

Embraer negocia redução de tarifa de importação nos EUA de 10% para zero, diz CEO

Imagem destacada - Embraer negocia redução de tarifa de importação nos EUA de 10% para zero, diz CEO

AJUDE O PORTAL | COMPARTILHE EM SEUS GRUPOS

A Embraer pretende eliminar completamente a tarifa de importação aplicada aos seus aviões pelos Estados Unidos. A informação foi confirmada pelo diretor-presidente da companhia, Francisco Gomes Neto, que afirmou estar “otimista” quanto à possibilidade de zerar a alíquota, atualmente em 10%.

“O acordo fechado com o Reino Unido já trouxe a tarifa de volta para zero; a Embraer ainda paga 10%. Em algum momento isso deve ser ajustado”, declarou o executivo durante cerimônia de premiação realizada em 19 de agosto, quando a fabricante ficou em quarto lugar no ranking geral e venceu a categoria Bens de Capital.

Segundo Gomes Neto, a lista de mais de 700 exceções ao aumento tarifário norte-americano — que inicialmente elevaria a taxação a 50% — foi resultado de negociações entre o Governo Federal brasileiro e autoridades dos EUA. A Embraer, contudo, também atuou nos bastidores para mostrar a “formadores de opinião” da Casa Branca e do Departamento do Tesouro a relevância econômica de sua cadeia produtiva para a indústria aeroespacial norte-americana.

O executivo destacou que a empresa gera empregos indiretos nos Estados Unidos ao comprar equipamentos de fornecedores locais e que novos investimentos estão programados para os próximos anos. “Os aviões da Embraer são importantes e movimentam grande parte da cadeia de suprimentos americana”, afirmou.

Com informações de Valor Econômico

Disclaimer

As informações disponibilizadas no Portal Finanças e Futuro (https://financasefuturo.com.br) têm caráter exclusivamente informativo e educativo. Todo o conteúdo publicado reflete opiniões e análises baseadas em estudos e experiências pessoais, e não constitui recomendação formal de investimentos, consultoria financeira, contábil, jurídica ou qualquer outro tipo de aconselhamento profissional.

Reforçamos que o mercado financeiro envolve riscos e que cada leitor deve realizar sua própria análise, considerando seu perfil, objetivos e situação financeira, antes de tomar qualquer decisão. É altamente recomendável consultar um profissional devidamente certificado para obter orientações específicas.

O Finanças e Futuro e seus autores não se responsabilizam por quaisquer perdas, danos ou prejuízos decorrentes do uso das informações contidas neste site.

Ao acessar este blog, você concorda com os termos deste disclaimer.