...

Espanha amplia presença militar para enfrentar 20 incêndios durante onda de calor

Imagem destacada - Espanha amplia presença militar para enfrentar 20 incêndios durante onda de calor

AJUDE O PORTAL | COMPARTILHE EM SEUS GRUPOS

O governo espanhol enviou mais 500 militares neste domingo (17) para auxiliar no combate a 20 grandes incêndios florestais que avançam pelo país sob temperaturas que podem chegar a 45 °C, informou a agência meteorológica estatal Aemet.

O reforço eleva para 1.900 o total de integrantes das Forças Armadas mobilizados. “Ainda teremos dias difíceis pela frente e, infelizmente, o clima não está a nosso favor”, declarou o primeiro-ministro Pedro Sanchez em coletiva de imprensa em Ourense, uma das áreas mais atingidas na região da Galícia.

No noroeste espanhol, vários focos se uniram e formaram um único incêndio de grandes proporções, provocando o bloqueio de rodovias e linhas férreas. Moradores de Villardevos, também na Galícia, recorreram a baldes d’água para proteger suas casas após ficarem sem energia elétrica e, consequentemente, sem acesso a bombas hidráulicas. “Os aviões vêm de todos os lados, mas nenhum para aqui”, relatou o agricultor Basilio Rodriguez. A vizinha Lorea Pascual descreveu a situação como “insuportável”.

De acordo com dados do Ministério do Interior, desde junho 27 pessoas foram detidas e outras 92 estão sob investigação por suspeita de incêndio criminoso. Na última semana, cinco incêndios deixaram três mortos e destruíram mais de 115 mil hectares, em meio à pior temporada de queimadas no sul da Europa em duas décadas.

Virginia Barcones, diretora-geral de Serviços de Emergência, afirmou à TV estatal que a expectativa é de queda nas temperaturas a partir de terça-feira, mas alertou que “as condições hoje são extremamente adversas, com risco enorme de fogo”.

Espanha amplia presença militar para enfrentar 20 incêndios durante onda de calor - Imagem do artigo original

Imagem: Omar Havana via valor.globo.com

Portugal também em alerta

No país vizinho, os incêndios já consumiram 155 mil hectares de vegetação em 2025, três vezes a média registrada entre 2006 e 2024, segundo o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). Metade dessa área foi queimada apenas nos últimos três dias.

Milhares de bombeiros atuavam em oito frentes nas regiões central e norte de Portugal. O maior foco se concentra perto de Piódão, destino turístico na serra do Açor. Outro incêndio se alastra há oito dias em Trancoso, mais ao norte. A leste, um fogo de menor proporção causou a primeira morte desta temporada na sexta-feira (15).

Com informações de Valor Econômico

Disclaimer

As informações disponibilizadas no Portal Finanças e Futuro (https://financasefuturo.com.br) têm caráter exclusivamente informativo e educativo. Todo o conteúdo publicado reflete opiniões e análises baseadas em estudos e experiências pessoais, e não constitui recomendação formal de investimentos, consultoria financeira, contábil, jurídica ou qualquer outro tipo de aconselhamento profissional.

Reforçamos que o mercado financeiro envolve riscos e que cada leitor deve realizar sua própria análise, considerando seu perfil, objetivos e situação financeira, antes de tomar qualquer decisão. É altamente recomendável consultar um profissional devidamente certificado para obter orientações específicas.

O Finanças e Futuro e seus autores não se responsabilizam por quaisquer perdas, danos ou prejuízos decorrentes do uso das informações contidas neste site.

Ao acessar este blog, você concorda com os termos deste disclaimer.