...

Esquerda sofre revés histórico na Bolívia e fica fora do segundo turno presidencial

Imagem destacada - Esquerda sofre revés histórico na Bolívia e fica fora do segundo turno presidencial

AJUDE O PORTAL | COMPARTILHE EM SEUS GRUPOS

A eleição geral realizada na Bolívia resultou em uma derrota inédita para os partidos de esquerda no país. Pela primeira vez, essas siglas não apenas ficaram de fora do segundo turno presidencial, como também praticamente perderam sua representação no Congresso Nacional.

Com a totalização dos votos, os candidatos de direita Rodrigo Paz e Jorge “Tuto” Quiroga avançaram para a disputa final pela Presidência. Nenhum nome ligado à esquerda alcançou a votação mínima necessária para seguir na corrida eleitoral.

O revés também se refletiu nas urnas legislativas. As legendas progressistas não conseguiram eleger representantes em nenhum dos nove departamentos bolivianos, resultado que quase as elimina do Parlamento.

A votação ocorreu em 20 de agosto de 2025 e foi acompanhada por observadores internacionais. Segundo o tribunal eleitoral, a participação de eleitores ultrapassou 75% do eleitorado apto.

Esquerda sofre revés histórico na Bolívia e fica fora do segundo turno presidencial - Imagem do artigo original

Imagem: Natacha Pisarenko via valor.globo.com

Com o fim da apuração, Rodrigo Paz e Jorge Quiroga iniciam agora a campanha de segundo turno, que deve ocorrer em 6 de outubro, conforme o calendário oficial.

Com informações de Valor Econômico

Disclaimer

As informações disponibilizadas no Portal Finanças e Futuro (https://financasefuturo.com.br) têm caráter exclusivamente informativo e educativo. Todo o conteúdo publicado reflete opiniões e análises baseadas em estudos e experiências pessoais, e não constitui recomendação formal de investimentos, consultoria financeira, contábil, jurídica ou qualquer outro tipo de aconselhamento profissional.

Reforçamos que o mercado financeiro envolve riscos e que cada leitor deve realizar sua própria análise, considerando seu perfil, objetivos e situação financeira, antes de tomar qualquer decisão. É altamente recomendável consultar um profissional devidamente certificado para obter orientações específicas.

O Finanças e Futuro e seus autores não se responsabilizam por quaisquer perdas, danos ou prejuízos decorrentes do uso das informações contidas neste site.

Ao acessar este blog, você concorda com os termos deste disclaimer.