AJUDE O PORTAL | COMPARTILHE EM SEUS GRUPOS
A eleição geral realizada na Bolívia resultou em uma derrota inédita para os partidos de esquerda no país. Pela primeira vez, essas siglas não apenas ficaram de fora do segundo turno presidencial, como também praticamente perderam sua representação no Congresso Nacional.
Com a totalização dos votos, os candidatos de direita Rodrigo Paz e Jorge “Tuto” Quiroga avançaram para a disputa final pela Presidência. Nenhum nome ligado à esquerda alcançou a votação mínima necessária para seguir na corrida eleitoral.
O revés também se refletiu nas urnas legislativas. As legendas progressistas não conseguiram eleger representantes em nenhum dos nove departamentos bolivianos, resultado que quase as elimina do Parlamento.
A votação ocorreu em 20 de agosto de 2025 e foi acompanhada por observadores internacionais. Segundo o tribunal eleitoral, a participação de eleitores ultrapassou 75% do eleitorado apto.
Imagem: Natacha Pisarenko via valor.globo.com
Com o fim da apuração, Rodrigo Paz e Jorge Quiroga iniciam agora a campanha de segundo turno, que deve ocorrer em 6 de outubro, conforme o calendário oficial.
Com informações de Valor Econômico
UTILIZE NOSSAS CALCULADORAS GRATUITAS
Calculadora Simulação de Empréstimos e Financiamentos - Gratuita
Calculadora Simulação de Investimentos - Gratuita
Calculadora de Correção de Valores - IGP-M - IPCA - SELIC - Gratuita