...

EUA elevam tarifas sobre produtos indianos para até 50% e ampliam tensão com governo Modi

Imagem destacada - EUA elevam tarifas sobre produtos indianos para até 50% e ampliam tensão com governo Modi

AJUDE O PORTAL | COMPARTILHE EM SEUS GRUPOS

Os Estados Unidos passaram a cobrar, a partir desta quarta-feira (27), tarifas de até 50% sobre uma ampla gama de produtos importados da Índia, cumprindo promessa feita pelo ex-presidente Donald Trump. A medida combina a alíquota geral de 25% imposta em anos anteriores com um adicional de 25% aplicado como punição pelas compras indianas de petróleo russo.

Ficam sujeitos à nova taxa itens como vestuário, pedras preciosas e joias, calçados, artigos esportivos, móveis e produtos químicos — porcentuais semelhantes aos aplicados pelo governo norte-americano ao Brasil.

Impacto econômico interno

Analistas preveem efeitos negativos para milhares de pequenos exportadores indianos e para postos de trabalho, inclusive no Estado de Gujarat, terra natal do primeiro-ministro Narendra Modi. A Índia, hoje a economia de crescimento mais rápido do mundo, pode ver seu ritmo de expansão afetado.

O mercado financeiro local não reagiu na quarta-feira devido ao fechamento das bolsas por um festival hindu. Na véspera, porém, os principais índices acionários tiveram a pior sessão em três meses após Washington confirmar a tarifa extra. A rúpia indiana encerrou o mesmo dia em queda pelo quinto pregão seguido, no menor nível em três semanas.

Medidas de alívio e exceções

De acordo com um funcionário do Ministério do Comércio em Nova Délhi, que pediu anonimato, exportadores atingidos receberão apoio financeiro e incentivo para buscar novos destinos, como China, América Latina e Oriente Médio.

Um aviso do Departamento de Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA garante isenção de três semanas para mercadorias já embarcadas antes do prazo final da meia-noite. Produtos de aço, alumínio e derivados, veículos de passageiros, cobre e outras categorias já taxadas sob a Seção 232 de segurança nacional continuam sujeitos às tarifas específicas, mas não entram no novo reajuste.

Disputa sobre níveis tarifários

Autoridades indianas afirmam que a tarifa média aplicada pelo país às importações dos EUA é de cerca de 7,5%. O escritório do Representante de Comércio norte-americano, por sua vez, cita cobranças de até 100% sobre automóveis e tarifa média de 39% para produtos agrícolas vendidos pelos Estados Unidos à Índia.

Com informações de InfoMoney

Disclaimer

As informações disponibilizadas no Portal Finanças e Futuro (https://financasefuturo.com.br) têm caráter exclusivamente informativo e educativo. Todo o conteúdo publicado reflete opiniões e análises baseadas em estudos e experiências pessoais, e não constitui recomendação formal de investimentos, consultoria financeira, contábil, jurídica ou qualquer outro tipo de aconselhamento profissional.

Reforçamos que o mercado financeiro envolve riscos e que cada leitor deve realizar sua própria análise, considerando seu perfil, objetivos e situação financeira, antes de tomar qualquer decisão. É altamente recomendável consultar um profissional devidamente certificado para obter orientações específicas.

O Finanças e Futuro e seus autores não se responsabilizam por quaisquer perdas, danos ou prejuízos decorrentes do uso das informações contidas neste site.

Ao acessar este blog, você concorda com os termos deste disclaimer.