AJUDE O PORTAL | COMPARTILHE EM SEUS GRUPOS
A Petrobras informou que o navio-plataforma FPSO Almirante Tamandaré alcançou, na quinta-feira (14), a capacidade máxima de produção de 225 mil barris de petróleo por dia, marca prevista apenas para novembro. A antecipação de três meses estabelece um recorde diário de processamento para a companhia.
Instalada no campo de Búzios, no pré-sal da Bacia de Santos, a unidade é a maior da estatal em termos de capacidade. Descoberto em 2010, Búzios é o segundo maior campo produtor do país, atrás de Tupi, mas a Petrobras projeta que ultrapasse 1,5 milhão de barris por dia até 2030, tornando-se seu principal ativo em produção.
O FPSO incorpora tecnologias de descarbonização, como flare fechado, que reduz emissões de gases de efeito estufa, e sistemas de reaproveitamento de calor, diminuindo a demanda por energia adicional a bordo.
Plataformas do tipo FPSO produzem, armazenam e transferem petróleo diretamente no mar. No caso de Búzios, a operação é conduzida pela Petrobras em consórcio com as chinesas CNOOC e CNODC, tendo a Pré-Sal Petróleo (PPSA) como gestora dos contratos.
Imagem: valor.globo.com
Com informações de Valor Econômico
UTILIZE NOSSAS CALCULADORAS GRATUITAS
Calculadora Simulação de Empréstimos e Financiamentos - Gratuita
Calculadora Simulação de Investimentos - Gratuita
Calculadora de Correção de Valores - IGP-M - IPCA - SELIC - Gratuita