...

Governador do DF contesta Trump sobre violência em Brasília e critica gestão federal

Imagem destacada - Governador do DF contesta Trump sobre violência em Brasília e critica gestão federal

AJUDE O PORTAL | COMPARTILHE EM SEUS GRUPOS

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), divulgou nesta segunda-feira (11) uma mensagem no X (antigo Twitter) dirigida ao ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, após a inclusão de Brasília em uma lista de capitais consideradas violentas.

No texto, Ibaneis apresenta indicadores de segurança pública da capital e afirma que o discurso do republicano se baseou em “informações equivocadas”. Segundo o governador, a distorção seria consequência da “ausência de um diálogo mais consistente” entre Brasília e Washington.

Além de rebater Trump, o chefe do Executivo local aproveitou para alfinetar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ele declarou conduzir “um governo de centro-direita”, que, de acordo com ele, prioriza “resultados concretos, livre de vieses ideológicos” na segurança pública.

Ibaneis defendeu uma postura “pragmática” nas relações internacionais e sugeriu que o governo federal “abandone disputas ideológicas” para abrir “canais de negociações produtivas” com os Estados Unidos.

Conteúdo do Artigo

Financiamento federal em destaque

A declaração de Ibaneis gerou reação no Planalto. A ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, respondeu na mesma rede social lembrando que a segurança do Distrito Federal é custeada com recursos da União. Segundo a ministra, somente em 2024 o Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF) destinará R$ 25 bilhões à capital, metade desse valor voltado ao pagamento de salários de policiais.

Gleisi também citou a participação de subordinados de Ibaneis nos atos de 8 de Janeiro, quando prédios dos Três Poderes foram depredados em Brasília.

Trump menciona Brasília

A referência de Trump à capital brasileira ocorreu durante um pronunciamento em que o ex-presidente anunciou o envio de tropas da Guarda Nacional para reforçar o policiamento em Washington, D.C.. Ele comparou índices de criminalidade da cidade norte-americana aos de Brasília, Bogotá e Cidade do Panamá, mas apresentou dados imprecisos. A polícia de Washington informa que os crimes violentos caíram 26% em relação ao mesmo período de 2024.

Ao jornal O Estado de S. Paulo, Ibaneis afirmou que responderia ao republicano “de forma bem-educada”, ressaltando que “quem governa o Distrito Federal sou eu” e que “os nossos números são muito bons”. “Aqui o Lula é hóspede”, disse.

Com informações de InfoMoney

Disclaimer

As informações disponibilizadas no Portal Finanças e Futuro (https://financasefuturo.com.br) têm caráter exclusivamente informativo e educativo. Todo o conteúdo publicado reflete opiniões e análises baseadas em estudos e experiências pessoais, e não constitui recomendação formal de investimentos, consultoria financeira, contábil, jurídica ou qualquer outro tipo de aconselhamento profissional.

Reforçamos que o mercado financeiro envolve riscos e que cada leitor deve realizar sua própria análise, considerando seu perfil, objetivos e situação financeira, antes de tomar qualquer decisão. É altamente recomendável consultar um profissional devidamente certificado para obter orientações específicas.

O Finanças e Futuro e seus autores não se responsabilizam por quaisquer perdas, danos ou prejuízos decorrentes do uso das informações contidas neste site.

Ao acessar este blog, você concorda com os termos deste disclaimer.