...

Governo canadense manda Air Canada e comissários encerrarem greve e retomar voos

Imagem destacada - Governo canadense manda Air Canada e comissários encerrarem greve e retomar voos

AJUDE O PORTAL | COMPARTILHE EM SEUS GRUPOS

O governo do Canadá ordenou neste sábado, 16, que a Air Canada e os cerca de 10 mil comissários de bordo em greve retornem imediatamente ao trabalho, pondo fim a uma paralisação que já havia deixado mais de 100 mil passageiros sem transporte aéreo em plena alta temporada de viagens de verão no Hemisfério Norte.

A decisão, anunciada pela ministra do Trabalho, Patty Hajdu, determina também que companhia aérea e sindicato submetam suas divergências a um processo de arbitragem. Segundo a ministra, “este não é o momento de correr riscos para a economia”, especialmente diante das tarifas impostas pelos Estados Unidos ao Canadá.

A intervenção federal ocorreu menos de 12 horas depois do início da greve, após o fracasso das negociações. “Está claro que as partes não avançaram sobre questões-chave e precisarão da ajuda de um árbitro”, afirmou Hajdu.

O presidente do sindicato dos comissários, Wesley Lesosky, acusou o governo de violar o direito constitucional de greve e criticou a rapidez da medida. Para ele, o gabinete liberal “recompensa a recusa da Air Canada em negociar de forma justa”.

A companhia não fez novos comentários neste sábado. Mais cedo, o diretor de Operações, Mark Nasr, reconheceu que o restabelecimento completo das rotas pode levar até uma semana, o que deve provocar atrasos e cancelamentos adicionais nos próximos dias.

Com informações de InfoMoney

Disclaimer

As informações disponibilizadas no Portal Finanças e Futuro (https://financasefuturo.com.br) têm caráter exclusivamente informativo e educativo. Todo o conteúdo publicado reflete opiniões e análises baseadas em estudos e experiências pessoais, e não constitui recomendação formal de investimentos, consultoria financeira, contábil, jurídica ou qualquer outro tipo de aconselhamento profissional.

Reforçamos que o mercado financeiro envolve riscos e que cada leitor deve realizar sua própria análise, considerando seu perfil, objetivos e situação financeira, antes de tomar qualquer decisão. É altamente recomendável consultar um profissional devidamente certificado para obter orientações específicas.

O Finanças e Futuro e seus autores não se responsabilizam por quaisquer perdas, danos ou prejuízos decorrentes do uso das informações contidas neste site.

Ao acessar este blog, você concorda com os termos deste disclaimer.