AJUDE O PORTAL | COMPARTILHE EM SEUS GRUPOS
A quarta-feira (13) começa com expectativa em torno da Medida Provisória Brasil Soberano, que será assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva às 11h30. A medida destina uma linha de crédito de R$ 30 bilhões e autoriza compras governamentais para apoiar empresas brasileiras afetadas pelo novo pacote tarifário imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Conteúdo do Artigo
ToggleIndicadores no radar
Antes da cerimônia no Palácio do Planalto, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga, às 9h, as vendas no varejo de junho. Já o Banco Central publica, às 14h30, o fluxo cambial semanal. Na véspera, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de julho subiu menos que o previsto, reforçando as apostas de inflação mais branda.
Após o resultado do IPCA, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, declarou que a alimentação pode registrar deflação nos próximos meses, embora especialistas alertem que a inflação de serviços permanece elevada.
Balanços corporativos
A temporada de resultados do 2º trimestre de 2025 segue intensa. Hoje apresentam números, entre outras, Casas Bahia (BHIA3), Ambipar (AMBP3), Banrisul (BRSR6), Cosan (CSAN3), Eneva (ENEV3), Hapvida (HAPV3), Porto (PSSA3), Rede D’Or (RDOR3) e Ultrapar (UGPA3).
Exterior observa o Fed
Nos Estados Unidos, o Departamento de Energia divulga às 11h30 os estoques semanais de petróleo. A inflação ao consumidor (CPI) publicada ontem veio em linha com as previsões, alimentando expectativas de que o Federal Reserve possa iniciar o corte de juros na reunião de setembro.
Três dirigentes do banco central americano falam hoje: Tom Barkin (Fed de Richmond) às 8h45, Austan Goolsbee (Fed de Chicago) às 14h e Raphael Bostic (Fed de Atlanta) às 14h30. Apesar da pressão pública de Donald Trump sobre o presidente do Fed, Jerome Powell, os principais índices de Nova York encerraram o último pregão em níveis recordes.
Imagem: Ricardo Stuckert / PR via infomoney.com.br
Movimentos dos mercados
O Ibovespa saltou 1,69% ontem, fechando aos 137.913,68 pontos, maior avanço diário desde maio. O dólar comercial recuou 1,06%, a R$ 5,385, mínima desde junho de 2024. O alívio foi atribuído à combinação de inflação mais branda no Brasil e nos EUA.
Agenda presidencial
Lula inicia o dia às 9h30 em reunião com o professor Steven Levitsky. Após a assinatura da MP, encontra-se às 15h com a ministra Gleisi Hoffmann, o ministro Sidônio Palmeira e a secretária-executiva Miriam Belchior. Às 16h30, participa da 4ª Conferência Nacional de Economia Solidária (CONAES).
Já Fernando Haddad comparece às 10h à 1ª reunião do Comitê Interinstitucional de Gestão do Pacto pela Transformação Ecológica.
Com informações de InfoMoney
UTILIZE NOSSAS CALCULADORAS GRATUITAS
Calculadora Simulação de Empréstimos e Financiamentos - Gratuita
Calculadora Simulação de Investimentos - Gratuita
Calculadora de Correção de Valores - IGP-M - IPCA - SELIC - Gratuita