...

Governo Zema tem 55% de aprovação e 35% de reprovação em Minas Gerais, indica Genial/Quaest

Imagem destacada - Governo Zema tem 55% de aprovação e 35% de reprovação em Minas Gerais, indica Genial/Quaest

AJUDE O PORTAL | COMPARTILHE EM SEUS GRUPOS

Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta sexta-feira (22) mostra que 55% dos eleitores mineiros aprovam a administração do governador Romeu Zema (Novo), enquanto 35% a reprovam. Outros 10% não souberam ou não responderam.

O resultado representa queda em relação aos levantamentos anteriores. Em fevereiro deste ano, a aprovação era de 62% e, em dezembro de 2024, de 64%. As taxas de reprovação nas mesmas ocasiões foram de 30% e 29%, respectivamente. A margem de erro do estudo é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

O instituto entrevistou 1.482 pessoas com 16 anos ou mais em Minas Gerais, entre 13 e 17 de agosto. O nível de confiança é de 95%.

Avaliação por áreas

Entre as políticas públicas avaliadas, geração de emprego e renda lidera em aprovação, com 43% de opiniões positivas ante 19% negativas. Na educação, o índice também é de 43% de aprovação, contra 22% de reprovação. Na segurança pública, 38% aprovam e 29% desaprovam. Única área com saldo negativo, o transporte público registra 29% de avaliações positivas e 35% negativas.

Efeito das tarifas dos EUA

Questionados sobre a postura de autoridades brasileiras diante das tarifas adicionais impostas pelos Estados Unidos, 41% disseram aprovar a atuação de Zema, e 33% reprovaram; 26% não opinaram. A forma como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conduziu o tema foi reprovada por 54% e aprovada por 36%, enquanto 10% não responderam. Já o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi avaliado negativamente por 55% e positivamente por 25%; 20% não souberam ou não responderam.

Preferência para o próximo governo estadual

Para 58% dos entrevistados, o sucessor de Zema em 2026 deveria ser independente de Lula e Bolsonaro. Outros 22% preferem um aliado do ex-presidente Bolsonaro, e 18% gostariam de um governador alinhado a Lula. Apenas 2% não responderam.

Quando questionados se Zema merece eleger um sucessor indicado por ele, 48% responderam que não, 46% disseram que sim e 6% não opinaram.

Cenário eleitoral de 2026

No levantamento de intenção de voto para o governo mineiro em 2026, o senador Cleitinho (Republicanos), apoiado por Bolsonaro, lidera com 28%. O ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (sem partido) aparece com 16%, seguido pelo senador Rodrigo Pacheco (PSD), aliado de Lula, com 9%. O vice-governador Mateus Simões (Novo), nome apoiado por Zema, registra 4%. Indecisos somam 17%, e 26% afirmam que votarão em branco, nulo ou não irão às urnas.

Cleitinho tem maior preferência entre homens (35%), enquanto a intenção de voto no público feminino é de 22%. Kalil apresenta 17% entre homens e 16% entre mulheres. Entre eleitores de 31 a 50 anos, Cleitinho alcança 36%, seu melhor desempenho por faixa etária.

Quanto à escolaridade, o senador do Republicanos obtém 31% tanto entre eleitores com ensino médio quanto entre os com ensino superior. Kalil mantém 16% em todos os níveis de instrução, e Pacheco chega a 11% entre eleitores com curso superior.

Governo Zema tem 55% de aprovação e 35% de reprovação em Minas Gerais, indica Genial/Quaest - Imagem do artigo original

Imagem: Cadu Gomes via valor.globo.com

Na divisão por renda, Cleitinho e Kalil empatam em 20% entre eleitores que ganham até dois salários mínimos. Acima de cinco salários, Cleitinho eleva a vantagem para 33%, enquanto Kalil e Pacheco aparecem com 13% cada.

Entre evangélicos, Cleitinho obtém 32% das intenções de voto, frente a 28% entre católicos. Kalil registra 17% entre católicos e 13% entre evangélicos.

Influência das gestões Zema e Lula

Entre eleitores que aprovam o governo estadual, 40% pretendem votar em Cleitinho e 13% em Kalil. Já entre os que reprovam Zema, Kalil lidera com 21% e Cleitinho tem 15%. Em relação ao governo federal, Kalil aparece na frente (24%) entre eleitores que avaliam positivamente a gestão Lula; Cleitinho lidera (45%) entre os que a consideram negativa.

O levantamento também indica que 36% dos mineiros não se identificam com qualquer ideologia; 22% se declaram de direita, 16% de esquerda, 13% bolsonaristas e 12% lulistas ou petistas.

Sobre fontes de informação política, 33% utilizam a televisão, 33% recorrem às redes sociais, 10% buscam sites e blogs, 20% citam outros meios e 4% não se informam.

O governador Romeu Zema já manifestou intenção de concorrer à Presidência da República em 2026.

Com informações de Valor Econômico

Disclaimer

As informações disponibilizadas no Portal Finanças e Futuro (https://financasefuturo.com.br) têm caráter exclusivamente informativo e educativo. Todo o conteúdo publicado reflete opiniões e análises baseadas em estudos e experiências pessoais, e não constitui recomendação formal de investimentos, consultoria financeira, contábil, jurídica ou qualquer outro tipo de aconselhamento profissional.

Reforçamos que o mercado financeiro envolve riscos e que cada leitor deve realizar sua própria análise, considerando seu perfil, objetivos e situação financeira, antes de tomar qualquer decisão. É altamente recomendável consultar um profissional devidamente certificado para obter orientações específicas.

O Finanças e Futuro e seus autores não se responsabilizam por quaisquer perdas, danos ou prejuízos decorrentes do uso das informações contidas neste site.

Ao acessar este blog, você concorda com os termos deste disclaimer.